Geral

Sylvain Sylvain, guitarrista da icônica banda New York Dolls

Sylvain Sylvain, guitarrista egípcio fundador do New York Dolls, clássica banda americana de Proto Punk / Glam Rock oriunda da efervescente Nova Iorque do início da década de 70, morreu na última quarta-feira (13) aos 69 anos de câncer.

A notícia da morte de Sylvain Mizrahi, nome verdadeiro do músico, foi confirmada ontem pela esposa, Wanda O’Kelley Mizrahi, através de uma publicação no Facebook.

“Como a maior parte de vocês já sabem, o Sylvain batalhou contra um câncer nos últimos dois anos e meio. Sabendo que lutou com valentia, ontem ele sucumbiu à doença. Enquanto estamos de luto pela sua morte, sabemos que ele está finalmente em paz e sem dor. Por favor, elevem a música dele, acendam uma vela, façam uma oração”, solicitou Wanda.

Sylvain Sylvain ou simplesmente Syl Sylvain, nasceu na cidade de Cairo no Egito em uma família judia, com um irmão e uma irmã, Leon e Brigitte. Ele foi criado na cidade de Nova Iorque, para onde sua família se mudou depois de ter morado em Lafayette Avenue, Buffalo. Antes de entrar para os New York Dolls, Sylvain tinha uma empresa de roupas chamada “Truth and Soul” com Billy Murcia.

Carreira

Antes de entrar para os New York Dolls em 1971, Sylvain era membro da banda Actress, que tinha como membros Arthur Kane, Johnny Thunders e Billy Murcia. Ele tocou guitarra base para os Dolls desde 1971 até o encerramento da banda por volta de 1977. Sylvain e o cantor David Johansen foram os últimos membros remanescentes da banda. Depois que os Dolls terminaram, ele tocava frequentemente com Johansen que estava fazendo carreira solo. Ele começou sua própria banda The Criminals, com outro ex-Doll, Tony Machine, e continuou tocando na cena de clubes de Nova Iorque. Assinou um contrato para gravação solo com a RCA, e lançou um álbum com Lee Cristal (baterista da banda Blackhearts de Joan Jett) e Johnny Rao (guitarrista).

Sylvain se mudou para Los Angeles no começo dos anos 90 e gravou um disco, Sleep Baby Doll pela Fishead Records, seus companheiros de banda nessa gravação foram: Brian Keats (bateria), John Carlucci (baixo) e Olivier LeBaron (guitarra solo), com aparição dos convidados Frank Infante do Blondie e Derwood Andrews da Generation X. Essa gravação foi relançada como New York’s Au Go Go. Em 2004 ele se reuniu com os membros ainda vivos do New York Dolls e com Steve Conte, Brian Koonin e Brian Delaney para turnê e lançamento dos discos One Day It Will Please Us To Remember Even This (2006) e Cause I Sez So (2009).

Em 18 de março de 2010 em Austin, Texas com Cheetah Chrome dos Dead Boys criaram uma nova banda, The Batusis. Gravou o EP pela Smog Veil Records.

Solidariedade

Em abril de 2019, aconteceu uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar Sylvain, que havia sido diagnosticado com câncer.

“Não tenho conseguido trabalhar desde o ano passado”, revelara Sylvain. “E tenho mais cirurgias programadas. Amo a vida! Por mais difícil que tenha sido a vida para mim nos últimos dois anos, quero viver e sei que com seu amor e apoio terei a melhor chance que poderia ter”, dissera aos fãs.

Por suas fileiras, vários músicos passaram pelo New York Dolls, inclusive o figurão Blackie Lawless, do W.A.S.P.. Da formação clássica, sobrou agora apenas o vocalista David Johansen (também conhecido pelo pseudônimo Buster Poindexter), pois além de Sylvain, já haviam morrido Johnny Thunders, Arthur Kane e Jerry Nolan. Segundo a Rolling Stone, Sylvain Sylvain deverá ser enterrado em Nova Iorque.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo