Polícia

PM do Rio retira 42 fuzis de circulação em janeiro

Balanço do saldo operacional do primeiro mês de 2021, divulgado na segunda-feira (1º) pela  Subsecretaria de Inteligência da Corporação, mostra um desempenho bastante positivo dos policiais militares em todo o estado do Rio de Janeiro. Nos 31 dias de janeiro, somente a Polícia Militar recolheu 565 armas de fogo, entre as quais 42 fuzis, efetuou 2.654 prisões e apreendeu 405 adolescentes envolvidos em atividade criminosa. O levantamento da SSI contabilizou ainda o cumprimento de 253 mandados de prisão e a apreensão de 92 simulacros de armas de fogo utilizados por criminosos para cometer roubos.

No primeiro mês do ano, os policiais militares apreenderam ainda 67 granadas e dez artefatos explosivos de fabricação artesanal. Entre as armas de fogo apreendidas, as pistolas continuam liderando a estatística com a apreensão de 224 unidades, seguidas dos revólveres que somaram 179. Outra boa notícia sobre o desempenho da Corporação no primeiro mês ano: nenhum policial militar veio a óbito nas ações de combate ao crime organizado.

Mesmo considerando as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, iniciada em março do ano passado e ainda não superada, o desempenho de janeiro deste ano foi semelhante ao registrado no mesmo mês do ano anterior. Em alguns itens, como apreensões de fuzis, houve um avanço significativo no saldo operacional: as 42 dessas armas de guerra apreendidas no primeiro mês de 2021 representam um aumento de 75% em relação ao saldo do mesmo mês do ano passado, que registrou 24 apreensões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo