CidadesDestaque

Chegada de vacinas contra Covid-19 renova esperança da população riostrense

Enfim chegou o tão esperado momento que renova a esperança de dias melhores para a população de Rio das Ostras. Um grande marco na história do município que recebeu na tarde de terça-feira (19), as sonhadas vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa no início desta semana. Ao todo, 3400 doses da CoronaVac foram enviadas pelo Governo do Estado.

A expectativa e a ansiedade tomaram conta durante todo o dia para muitas pessoas, principalmente para os profissionais da Saúde atuantes na linha de frente no combate à Covid-19, que fazem parte do primeiro grupo prioritário a ser vacinado neste início de campanha, de acordo com as orientações e protocolos do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

As vacinas chegaram por volta das 17h20 no Hospital Municipal, onde ficarão armazenadas neste período e, em seguida, as primeiras doses foram encaminhadas ao Pronto-Socorro, sendo um momento de muita emoção para toda a equipe da unidade.

O primeiro vacinado foi o médico cardiologista Getúlio Cabral, de 76 anos. Logo após foi a vez da coordenadora da Enfermagem do Pronto-Socorro e do Hospital de Campanha, Lucinéia Vieira, e da técnica em Enfermagem Silvia Ornelas, que marcaram esse momento com lágrimas de alegria e olhar confiante para o futuro.

“Não poderia ter emoção maior que essa. Sou o médico mais idoso de Rio das Ostras e hoje é um dia que marca a história da minha vida. Há um mês passei quatro dias no CTI e consegui sair sem sequelas da doença. Mas a vacina nos dá mais segurança para o futuro e a esperança de que as escolas, o comércio, as indústrias, tudo no país volte aos tempos de glória”, disse Dr. Getúlio.

Para Lucineia Vieira foi uma alegria a vacinação ter começado no Pronto-Socorro, onde a equipe trabalha desde março nesse combate, diretamente protegendo pessoas que até chegam a ser intubadas, sendo umas recuperadas e outras não. “Perdemos muitos pacientes e colegas para a Covid-19 e não tem como mensurar a emoção de estar a partir de hoje vacinando nossos profissionais da Saúde, que lutaram e continuam lutando contra esse vírus para salvar vidas”, completou a coordenadora da unidade.

PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO – Hoje, cerca de 50 profissionais que estão de plantão no Pronto-Socorro foram imunizados e a partir desta quarta-feira, dia 20, a vacinação continua na unidade e outras. Essa primeira dose da vacina será aplicada em profissionais do Centro de Triagem, Hospital Municipal e Hospital de Campanha, e da UPA 24H. Também serão vacinados 28 idosos internados em Instituição de Longa Permanência do Município, a Casa de Repouso Esmeralda; e idosos da Residência Terapêutica, mais os profissionais que cuidam dessas pessoas, além de profissionais da Saúde que atuam em instituições privadas do Município. A segunda dose da vacina será aplicada dentro de 14 a 28 dias, após a primeira dose.

A secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Jane Teixeira, esteve presente na chegada das vacinas e disse que esse dia é muito especial para nossos profissionais e toda a população riostrense. “Tivemos muitas perdas e desafios na Saúde, mas a vacina finalmente chegou e este momento é para ficar na história. Começamos com os profissionais da linha de frente e estamos empenhados, com a esperança de que vamos conseguir frear esse vírus e voltarmos a ter dias melhores na vida de todos nós”, finalizou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo