
Em coletiva realizada nesta terça-feira, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o governador Cláudio Castro afirmou que o deputado Márcio Canella foi uma das principais inspirações para a criação da Operação Barricada Zero, ação integrada das forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro com foco na remoção de barricadas instaladas pelo crime organizado em diversas comunidades.
Ao lado de secretários e autoridades da segurança pública, Castro destacou que o parlamentar vinha há meses mobilizando denúncias, relatórios e alertas sobre a expansão das barricadas em municípios da Baixada Fluminense. Segundo o governador, o trabalho constante de Canella contribuiu para acelerar a formulação da estratégia que hoje é considerada uma das maiores ofensivas do estado contra o controle territorial criminoso.
“O deputado Márcio Canella trouxe uma demanda antiga da população da Baixada e nos ajudou a estruturar a inteligência dessa operação. Ele trouxe a angústia do povo e isso nos motivou a agir com ainda mais rapidez”, declarou Castro, reforçando que o objetivo central da ação é garantir o direito de ir e vir e devolver mobilidade às comunidades afetadas.
A Operação Barricada Zero, que vem sendo executada em diferentes cidades, já removeu dezenas de obstáculos usados por facções para dificultar a entrada de viaturas, ambulâncias e serviços essenciais. O governo afirma que a iniciativa continuará de forma permanente.
A fala do governador destaca a aproximação do Executivo com lideranças regionais que têm pautado, com frequência, problemas estruturais de segurança na Baixada. Para Canella, segundo aliados, a operação representa um avanço para milhares de moradores que conviviam diariamente com bloqueios instalados pelo tráfico e pela milícia.
A coletiva reforça a estratégia do governo de intensificar o enfrentamento ao crime organizado, com ações de impacto e participação direta de parlamentares que atuam nas regiões mais afetadas.




