Turismo

Um passeio pelas belezas naturais de Ilhéus

Ecossistema, cacau e literatura compõem a sua história

Localizada a cerca de 462 Km de Salvador, capital da Bahia, Ilhéus é denominada a ‘Princesinha do Sul’ e está entre as sete cidades mais importantes do Estado (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro e Ilhéus). Junto com Itabuna, Ilhéus é considerada o centro regional de serviços. Sedia o Aeroporto Jorge Amado, sendo portão de entrada para as principais cidades do Sul da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos, cerca de 80 km de belas praias.

Além da variedade de ecossistemas naturais, o município possui um vasto patrimônio cultural, histórico e arquitetônico, composto por belíssimos casarões. Tudo isso se junta a uma excelente infraestrutura turística, representada por uma eficiente e acolhedora rede hoteleira e por inúmeros bares, restaurantes e cabanas de praia, o que a torna a quinta cidade com maior fluxo de turismo internacional na Bahia.

A história do município se confunde com a própria história do cacau, que levou ao país e ao mundo a sua riqueza cultural, as potencialidades econômicas e a capacidade do povo de enfrentar e superar crises. Com a praga da cacauicultura, a Vassoura de Bruxa, na década de 80, Ilhéus enfrentou uma forte crise econômica, levando agricultores, população e governantes a investirem em outras áreas produtivas.

O turismo, a produção de chocolate artesanal e a criação do Parque Tecnológico foram as primeiras alternativas encontradas pelo governo e pela comunidade para superar a difícil fase, abrindo caminho para a atual diversidade produtiva e capacidade de assimilação novas propostas do município.

AS PRAIAS DE ILHÉUS

Emolduradas por coqueirais, as praias de Ilhéus contam com boa estrutura de barracas e quiosques. O litoral Sul, mais badalado, oferece ainda boas ondas, reunindo surfistas em Back Door e Batuba. Ao Norte, a Mata Atlântica acompanha quase toda orla, bastante tranquila. Entre as praias urbanas, a do Centro destaca-se pelo movimento na ciclovia e nas quadras poliesportivas.

PRAIA DOS MILIONÁRIOS

Uma das praias mais movimentadas de Ilhéus, a praia dos Milionários ganhou o nome em função das mansões dos barões do café que existiam neste trecho da orla. A extensa faixa de areia dourada e fina abriga coqueirais, além de grandes barracas e chuveiros. As águas calmas proporcionam banhos refrescantes. Fica a sete quilômetros do Centro.

CURURUPE

Selvagem, com areias grossas e ondas fortes, a praia de Cururupe não é indicada para mergulhos – a opção é tomar banho no rio que leva o nome da praia. É procurada pelos adeptos do caiaque. Fica a 12 quilômetros do Centro.

BACK DOOR

Primeira praia do distrito de Olivença e uma das mais belas da Costa do Cacau, Back Door tem aspecto selvagem e ondas que chamam a atenção dos praticantes do surf – não por acaso é sede de importantes campeonatos baianos. Para curtir, vá na maré baixa, quando fica repleta de piscinas naturais de águas mornas. Fica a 18 quilômetros do Centro de Ilhéus.

BATUBA

Considerada umas das mais bonitas praias da região, Batuba atrai surfistas que não dispensam as boas ondas que chegam a dois metros e meio de altura. A correnteza e as pedras não incentivam os banhos, porém, os bares e a beleza natural – coqueirais, areias douradas e recifes – tornam a visita obrigatória. Fica em Olivença e a 19 quilômetros do Centro de Ilhéus.

CAI N´ÁGUA

Frequentada pelos moradores de Olivença, Cai n´água conta com estrutura de barracas e águas calmas em alguns trechos que atraem famílias com crianças. Os pontos com ondas são tomados por surfistas. Fica a 20 quilômetros do Centro de Ilhéus.

PRAIA DO JAIRI

Tranquila e com infraestrutura de barracas, a praia do Jairi é perfeita para quem busca privacidade e sossego em meio a águas calmas e areias douradas. Fica em Olivença e a 23 quilômetros do Centro de Ilhéus.

CANABRAVA

Com dois concorridos resorts, a praia de Canabrava é bastante agradável, com poucas barracas e muitos coqueiros, além de recifes e ondas fraquinhas. Fica em Olivença e a 24 quilômetros do Centro de Ilhéus.

ACUÍPE

Em meio a fazendas de cacau, a praia de Acuípe apresenta uma paisagem peculiar, mesclando a vegetação de restinga com belos coqueirais. A paisagem conta ainda com águas claras e calmas e areia fofa. Fica em Olivença e a 33 quilômetros do Centro de Ilhéus.

PRAIA DO MARCIANO

Longa e urbanizada, a praia do Marciano oferece calçadão e área de lazer em meio a jardins. As boas ondas atraem os adeptos do surf. Fica a quatro quilômetros do Centro.

SÃO MIGUEL

Também conhecida como praia da Barra, São Miguel tem como atrativo uma vila de pescadores junto à areia. Com vasto coqueiral, águas calmas e estrutura de barracas, é uma boa opção para relaxar. Fica a cinco quilômetros do Centro.

PRAIA DO NORTE

Selvagem e bastante extensa – quase 50 quilômetros -, a praia do Norte é indicada para a prática de atividades diversas: caminhada, banho, ciclismo, surf e pesca – suas águas verdes são repletas de carapebas, tainhas, robalos e pescadas. Mesclando uma faixa de coqueiros com Mata Atlântica nativa. Fica a seis quilômetros do Centro.

PRAIA DA AVENIDA

A praia mais central de Ilhéus, a da Avenida, passou por uma grande obra para tratamento de suas águas que banham areias soltas e douradas. A orla, que acompanha a Avenida Soares Lopes, também ganhou atrativos como quadras poliesportivas, ciclovia, concha acústica, circo e centro de convenções. A praia tem vista para o Morro de Pernambuco, que mais parece uma ilha.

PRAIA DO CRISTO

A imagem de um Cristo Redentor inspirado no monumento carioca dá nome à praia, bastante procurada para a prática de esportes náuticos como caiaque, jet-ski e windsurf.

PRAIA DA CONCHA

Com apenas cem metros de extensão, a urbana praia da Concha descortina uma bela vista da Baía do Pontal, da praia da Avenida e do Centro Histórico. Situada na base do morro do Pernambuco, mantém focos da vegetação nativa em meio a muitos coqueiros. As águas calmas são apropriadas para banho.

PRAIA DO SUL

Bastante freqüentada, a urbana praia do Sul tem como principal característica o denso coqueiral e os resquícios de Mata Atlântica. Barracas espalhadas por toda a orla oferecem comidas típicas à base de frutos do mar. Com ondas fortes, é ponto de encontro de surfistas, mas também atrai mergulhadores – alguns trechos protegidos por recifes formam piscinas naturais.

CENTRO HISTÓRICO

Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico emolduram o Centro Histórico de Ilhéus e remetem aos tempos áureos do ciclo do cacau, no início do século 20. Entre os exemplares estão a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou; e os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus. O passeio completo inclui ainda o Bar Vesúvio, que ganhou fama internacional com o romance Gabriela Cravo e Canela, e o cabaré Bataclan, hoje transformado em espaço cultural.

FAZENDAS DE CACAU

As fazendas de cacau em Ilhéus e região oferecem visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. Os tours costumam incluir degustações e ou refeições tipicamente baianas. As fazendas mais procuradas são Provisão, Yrerê e Primavera. Esta última foi cenário da novela Renascer e oferece ainda trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete ou a cavalo e visita a um pequeno museu que reúne objetos utilizados pelos artistas da novela e relíquias centenárias.

CIRCUITO JORGE AMADO

No Centro Histórico, a vida e obra do escritor baiano podem ser conhecidas em um roteiro a pé, com início na Casa de Cultura, antiga residência do escritor. Celebrizado no romance Gabriela Cravo e Canela, o Bar Vesúvio promove, no verão, uma encenação com os personagens Gabriela e Nacib. Ali, não tem quem não tire uma foto junto à estátua do autor. A um quarteirão está o Bataclan, antigo cabaré descrito por Jorge Amado. Comandada e frequentada pelos coronéis nos tempos áureos do ciclo do cacau, a casa sedia uma apresentação teatral às quartas, 20h30.

LAGOA ENCANTADA

A visão da lagoa impressiona – são 6,4km² cercados por mata nativa de uma Área de Preservação Ambiental (APA). A 34 km do centro de Ilhéus (sendo 12 km em estrada de terra), a lagoa é acessível através das agências de turismo locais que oferecem um roteiro incluindo traslado, barco e refeições.

MORRO DE PERNAMBUCO

Do local, que mais parece uma ilha, tem-se uma vista privilegiada das praias do litoral sul, Pedra de Itapitanga e a Pedra de Ilhéus, o Cristo, e a Baía do Pontal. Ainda no Morro de Pernambuco, é possível curtir o mar com tranquilidade na praia das Conchas, de cem metros de extensão e uma bela vista da Baía do Pontal, Praia da Avenida e Centro Histórico, em meio à vegetação nativa.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo