Turismo

Águas famosas e Família Imperial: Os atrativos e histórias de Caxambu (MG)

Importante estância hidromineral, localizada na região sul de Minas Gerais e uma das principais cidades do Circuito das Águas. Essas são algumas atribuições dadas à cidade de Caxambu, situada nas montanhas do sul do Estado mineiro, na região da Serra da Mantiqueira. A pequena cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral, com propriedades diferentes, a maior delas concentradas no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Sua população é de 21mil habitantes

Foi descoberta em 1674, pelo Bandeirante Lourenço Castanho Tanque, porém só foi elevada ao posto de cidade em 18 de setembro de 1915, abrangendo até 1938, a área atual de Soledade de Minas. A cidade é famosa por suas ligações com a Família Imperial Brasileira, quando a própria Princesa Isabel e seu esposo, Conde d’Eu, em1868, foram atraídos pela fama das águas de Caxambu. A Princesa buscava a cura de sua infertilidade através das águas ferruginosas da fonte. Ela conseguiu a cura da anemia e engravidou, assim, ela mandou erguer na cidade a Igreja de Santa Isabel da Hungria, como forma de agradecimento por ter sido curada.

Não eram só a Princesa e o Conde que visitavam a cidade por conta de suas águas hidrotermais, a Família Imperial vinha em peso do Rio de Janeiro em busca das propriedades medicinais das nascentes da cidade, além das temperaturas amenas que predominam em Caxambu em boa parte do ano.

Os ilustres visitantes foram homenageados e batizam algumas das onze fontes instaladas no grandioso cartão postal da cidade – o Parque das Águas. Entre elas está a Dom Pedro, uma das mais concorridas, e que exibe uma imensa coroa dourada.

Os turistas que se inspiram nos monarcas e visitam Caxambu, podem curtir um dia de Rei ou de Princesa, desfrutando do balneário, instalado em um belo prédio no interior do parque, e oferece banho de sais, de espuma e de duchas escocesas. Além de massagens e sauna. As crianças não ficam fora da diversão, na cidade é possível encontrar quadras, pedalinhos para passeios no lago e piscinas de água mineral.

Passeios de charrete apresentam o Centro e são perfeitos na hora das compras – delícias como doce de leite, ambrosia, geléia, compota de frutas e uma dezena de variedades de queijo produzidos na região, enchem os olhos e as malas dos visitantes.

O passeio de teleférico também é uma ótima pedida, ele atravessa o parque por cima do lago e segue até o topo do Morro Caxambu, em uma travessia de sete minutos. Lá em cima, a 1.090 metros de altitude, avista-se todo o parque e a cidade. O Morro Caxambu abriga ainda a estátua do Redentor e um Cruzeiro, que funcionam como mirantes. O local possui ainda lanchonetes e lojas de artesanato. O acesso pode ser feito de carro, ou até mesmo a pé.

E os turistas ainda tem a possibilidade de fazer uma visita à Baependi, cidadezinha que fica a apenas 8 quilômetros de Caxambu, e realça ainda mais o clima de Minas. Emoldurada por cachoeiras e piscina naturais, tem noite agitada nos finais de semana.

Famosa desde os tempos do Império, Caxambu continua bela e aconchegante, com suas águas famosas e cidade recheadas de atrativos, é uma ótima opção pra quem busca descanso e lazer.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo