Cidades

Meio Ambiente de Rio das Ostras se destaca pelo uso consciente da água

A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, se destaca pelo uso consciente da água em todas as suas ações, como regar os diversos jardins e canteiros públicos distribuídos pela Cidade.

No loteamento Maria Turri, onde Administração Pública possui uma área institucional de 18.319 m², o Município está autorizado a realizar a captação de água em um lago do local pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A autorização foi concedida por meio da Certidão Ambiental UI nº 007927, que atesta “a inexigibilidade de abertura de procedimento administrativo para uso insignificante de recursos hídricos para captação de água bruta superficial”.

CONTROLE DE NÍVEL DA ÁGUA – A captação de água no lago tem por objetivo regar os jardins e canteiros públicos do Município, implantados pela Prefeitura de Rio das Ostras e que sofrem com uma severa estiagem neste verão.

Para manter o nível do lago da localidade em condições hidrológicas satisfatórias, a Secretaria do Meio Ambiente irá instalar, em breve, uma régua graduada para controle de nível da água.

De acordo com Certidão Ambiental UI nº 007927, emitida pelo Inea no dia 23 de outubro de 2020, o lago na localidade de Maria Turri possui uma captação de fonte alternativa de recursos hídricos.

Conforme a certidão, no local de captação de água não existe abastecimento regular fornecido pela Prefeitura ou pela concessionária local do Município. Também não há fonte de contaminação no entorno da referida captação de água.

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo