Política

Marcelo Magno assume Prefeitura e afirma que vai “reerguer Arraial do Cabo”

Foto: Jheyce Correia

O prefeito Marcelo Magno, o vice-prefeito, Deivinho e os nove vereadores de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, foram empossados na sexta-feira (1º). Em discurso, o prefeito fez questão de destacar que é o momento de somar forças para que o Município seja reerguido. “Agora é olhar para a frente. Hoje não existem mais cores. Somos uma cor só e a gente precisa trabalhar muito para resgatar a história de nosso município”, comentou o prefeito.
Deivinho também agradeceu ao povo cabista. “Temos orgulho da nossa cidade e contamos com apoio de toda população de Arraial do Cabo”, disse o vice-prefeito.
Os vereadores eleitos também tomaram posse e deixaram mensagens de esperança e força à nova gestão.
O prefeito Marcelo Magno Felix dos Santos tem 47 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio. Já o vice Deivinho (Davidson Cardoso de Brito), do Solidariedade, tem 44 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 15.000,00.
O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. As maiores bancadas serão do PSL, PV e REPUBLICANOS, com 2 vereadores cada um.
Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.
Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.
Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.
Os vereadores de Arraial do Cabo vão representar 30.593 habitantes. A cidade fluminense tem um PIB de R$ 724.151.625,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,733, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo