Turismo

Em meio a muralhas, conheça a vibrante Cartagena

Camuflada entre muralhas, em pleno mar do Caribe, Cartagena das Índias é um dos mais belos e mais concorridos destinos turísticos de toda a Colômbia. Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, o local é famoso por seu Centro Histórico fortificado, com 13 km de muros de pedras construídos a partir do século 16, e pela bela sequência de casas coloniais que abrigam restaurantes típicos, animados bares e até pequenos hotéis-boutiques.

Fundada em 1533, ganhou esse nome em homenagem à cidade espanhol de Cartagena. Mas a região é habitada há milênios por povos pré-colombianos, como a tribos Kalamarí e Carex, entre outras.

Após o domínio espanhol, Cartagena desenvolveu um dos mais importantes portos do continente. Por ele, as produções de ouro e prata da Colômbia e do Peru eram enviados para a Europa. Para se protegerem dos intensos ataques de franceses e ingleses, os espanhóis construíram 11 quilômetros de Muralha e o maior forte militar da Colômbia. Enriquecida, Cartagena se encheu de casarões e construções em estilo espanhol e italiano.

Seus apelos não se limitam ao clima descontraído típico de uma cidade caribenha, mas pela possibilidade de unir, em uma mesma viagem, atrativos que contam o passado colonial da região e um litoral cujos tons cromáticos dispensam apresentações.

Gabriel García Márquez, escritor colombiano laureado com o Nobel de Literatura, mantinha uma casa de veraneio na região. Cenários da cidade histórica serviram de inspiração para obras como O amor nos tempos do cólera (1985) e Do amor e outros demônios (1994).

Atrações

O Centro Histórico da cidade é repleto de casarios coloniais bem conservados e coloridos, que encantam os turistas. A Cidade Murada, também repleta de história, é outro bom lugar para passear e relaxar. O passeio até o Forte de San Felipe de Barajas, por outro lado, oferece uma visão privilegiada da região.

A Catedral de San Pedro Claver também tem arquitetura bem preservada. Na praça onde ela se localiza, é possível esticar o passeio para conhecer bares e restaurantes – e curtir a noite local.

Se o desejo é curtir as ótimas praias locais, a melhor escolha são as Islas del Rosario, de um mar límpido e de um indescritível tom de azul.

Ilhas Rosário

As Islas del Rosário são um pequeno arquipélago onde estão algumas das melhores praias da região de Cartagena e o Oceanarium com apresentações de golfinhos. É preciso ir de barco. Em lancha rápida, são cerca de 50 minutos até alguma praia. Outras praias elogiadas das ilhas são estas: Isla del Pirata, Hotel Cocoliso, San Pedro de Majagua, Lizamar, Bora Bora, Isla Coralina.

A muralha de Cartagena

A cidade histórica de Cartagena é toda cercada por uma grande muralhada de rochas. Em 2014 a muralhada completou 400 anos de idade. Construída para a defesa de Cartagena, ela pode ser praticamente toda percorrida a pé. Lá em cima estão canhões, bandeiras, abrigos para soldados e alguns dos melhores mirantes da cidade. Outros locais de destaque da cidade murada são Baluarte de Santo Domingo, Forte las Tenazas, Baluarte La Merced, Baluarte de San Pedro Martir, Baluarte de San Lucas, Baluarte de Santa Catalina, Baluarte de Santa Teresa.

Puerta del Reloj

Se tem um lugar da cidade amuralhada que merece destaque, é a Torre do Relógio. Construída sobre a muralha, ela fica exatamente em cima da principal entrada de pedestres para o centro histórico. As passar sob o relógio, você já estará na mais movimentada praça de Cartagena, a Plaza de los Coches, que é cercada de restaurantes, casas de câmbio e hotéis.

Centro da cidade amuralhada

No turístico Centro de Cartagena, dentro da muralha, estão alguns dos principais pontos turísticos e dá pra percorrer tudo a pé. Passe pelas simpáticas ruas de casas floridas e pintadas em cores vibrantes. Veja as belas igrejas, como a grandiosa São Pedro Claver, e praças rodeadas de bares e restaurantes, como a Plaza de San Diego. Dentre os lugares para ver dentro da Cidade Amuralhada estão Plaza de la Aduana, Palacio de la Inquisición, Iglesia de Santo Toribio, Iglesia de Santo Domingo, Plaza de San Diego, Plaza Bolívar, Plaza de la Aduana, Plaza San Pedro Claver, Plaza de las Bóvedas, Plaza de los Coches, Museo de la Esmeralda, Museo del Oro.

Getsemaní

Muita gente se confunde e acha que o bairro Getsemaní está do lado de fora da muralhada. Mas basta andar um pouco pra ver que ele fica sim dentro da Cidade Amuralhada. Mas é uma região diferente e há pouco tempo passou a atrair turistas. Era morada de escravos recém-chegados. Hoje, é uma das regiões mais jovens e agitadas de Cartagena. Concentra bares e festas e vem recebendo muitas pousadas de charme, por um preço mais baixo que no centro.

Castelo San Felipe de Barajas

O exército espanhol caprichou na construção desse forte, cujo aspecto lembra um antigo castelo medieval. Pra quem gosta de história e estratégia militar, é uma visita indispensável. O mesmo vale para quem gosta de fotografar. Apesar do forte estar um tanto deteriorado pelo tempo, lá do alto estão algumas das melhores vistas de Cartagena. Provavelmente é no Castelo San Felipe de Barajas que você vai garantir suas melhores fotos de Cartagena.

Convento Santa Cruz de La Popa

Para católicos e também para fotógrafos, esse é outro ponto turístico a ser visitado em Cartagena. O monastério fica no alto da colina La Popa, que chega a 148 metros de altura. Em dias de céu límpido a vista é exuberante, alcançando desde o centro histórico até o a Isla Tierra Bomba, no belíssimo mar do Caribe. O convento em si, com um belo pátio florido, parece saído de algum livro de Gabriel García Marquez, escritor colombiano que viveu anos em Cartagena.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo