CidadesDestaque

Conheça as premiadas praias de mar azul esverdeado de Arraial do Cabo

Caminhar por areias brancas e tão finas que se desfazem sob os pés, admirando um mar multicor que encanta pela impressionante transparência de suas águas. Não é preciso viajar para fora do país para viver esta experiência. Na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo proporciona a sensação de estar no Caribe.

Suas praias são consideradas as mais belas do mundo, e não apenas pelos visitantes que ficam maravilhados com tantas belezas naturais. A cidade tem constantemente alguma de suas praias premiada. Em março deste ano, Arraial do Cabo ganhou a certificação de 5ª praia mais bonita do mundo. O reconhecimento que consagrou As Prainhas do Pontal do Atalaia veio através do prêmio Traveller’s Choice 2020, do site Trip Advisor.

Situada bem em frente à Ilha do Farol, localizada em uma península chamada Pontal do Atalaia. São duas praias, separadas por uma pedra, mas que na maré baixa parecem uma praia só. O mar é lindo, calmo e transparente. No lado direito da praia, existe uma pequena gruta, chamada Gruta do Amor.

Para chegar, são duas opções: por terra ou pelo mar. É possível ir de carro até o Condomínio Pontal do Atalaia e de lá seguir por estrada de terra até a entrada da praia. Lá está a famosa escadaria que leva até a praia. É considerada parada obrigatória para fotos pelos visitantes.  Outra opção é ir de barco, a partir da Praia dos Anjos (R$ 15,00).

Praia do Farol

É considerada a praia mais paradisíaca de Arraial. Localizada na Ilha do Farol, o acesso é feito apenas de barco e a permanência por lá é limitada, mas isso só aumenta o fascínio e deixa a vontade de aproveitar cada minuto como se fosse o último no paraíso. A transparência do mar é de impressionar qualquer um, com o adicional de ser uma água calma, onde é possível nadar e boiar com tranquilidade. As águas também são famosas por serem bem geladas devido a correntes marítimas que circulam pela região.

O acesso é limitado, então é recomendável reservar o passeio de barco com antecedência. Os passeios saem da Praia dos Anjos. É comum contratar passeios que passam também por outros pontos disputados no mar de Arraial, como a Gruta Azul.

 Praia do Forno

A queridinha de Arraial, essa talvez seja a praia mais popular da cidade e figura como a segunda melhor avaliada no TripAdvisor. Em forma de concha, a praia possui um mar incrivelmente calmo, sem perder em nada as belas cores de verde e azul. Porém, com um adicional vantajoso, como o nome indica, suas águas possuem temperatura agradável e fogem da regra das águas geladas de Arraial do Cabo. A praia conta ainda com um mirante do alto de um morro. Aliás, caso o visitante escolha chegar até a praia por terra, a experiência começa antes mesmo de encostar os pés na areia. Existe uma trilha curta que leva ao alto do morro, e antes de descer para visitar a praia, é possível passar um instante admirando a vista incrível do alto. Outro acesso possível é de barco, que sai da Praia dos Anjos. Ainda para quem vai de trilha, outra opção é uma trilha mais longa, até o Mirante da Cabocla. Lá do alto, você tem uma vista única de Praia do Forno rendem fotos diferentes de todos que visitam pela trilha mais curta.

Praia Brava

Quase desconhecida e escondida dentro do Pontal do Atalaia, esse praia é acessível através de uma pequena trilha e uma escadaria cinematográfica. O visual da chegada é de perder o fôlego e logo vemos essa pequena praia lá embaixo. A pequena dificuldade de acesso faz com que a praia não seja tão visitada como as outras. A principal dica é ir na maré baixa. Como a praia é muito pequena e cercada de pedras, na maré alta a faixa de areia praticamente some.

Praia Grande

É a mais movimentada e urbana das praias de Arraial do Cabo, está localizada bem no Centro da cidade. O nome não é exagero, a praia tem 40 km de extensão. Para percorrê-la por inteiro, só mesmo de bugue. Do canto esquerdo, é possível fazer uma caminhada e contemplar a Praia Grande de cima. O visual é incrível. Além do Pontal do Atalaia, é o melhor ponto para curtir o pôr do sol em Arraial do Cabo.

Praia dos Anjos

O local ideal para encontrar um passeio de barco, não é muito procurada para banho, embora exista a opção. É uma boa pedida, passar por lá e admirar as dezenas de barcos coloridos enfileirados no mar azul.

Prainha

Uma das primeiras praias que os visitantes deslumbram quando entram em Arraial. Ela fica logo na entrada, no canto esquerdo da pista. Muitos param ali, presos pela vista e curtem um mergulho antes mesmo de entrar propriamente na cidade. Uma pequena trilha pelo lado direito da Prainha leva até a Praia da Graçainha. Leve seu snorkel e mergulhe com as tartarugas numa pequena e tranquila enseada.

Praia do Pontal

É a primeira praia da cidade, logo após o pórtico de entrada, à esquerda, mas ao contrário da Prainha, a Praia do Pontal é mais reservada, muito procurada por famílias devido às sombras das casuarinas. É preciso percorrer um caminho, que pode ser feito de carro, ou à pé, desde a pista até chegar nas areias da praia. Possui um rochedo que rende belas fotos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo