Turismo

Conheça a deslumbrante São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres, ou simplesmente Milagres, é uma cidade alagoana que cada vez conquista mais fãs pelo Brasil. A pequena cidade faz parte da chamada Rota Ecológica, um pedacinho do litoral Norte alagoano que encanta por sua simplicidade, pelas pousadas de charme e pelas praias vazias, com piscinas naturais e coqueiros a perder de vista.

O pequeno trecho do litoral da Rota Ecológica compreende cerca de 25 km, que fazem parte da Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental. Ao longo de todo esse litoral, formado apenas por cidades de pequeno porte, as praias têm um mar morno, com águas esverdeadas e em muitos trechos há a formação de piscinas naturais, que se pode conhecer através de um passeio de jangada. E a águas nessas piscinas é cristalina! Uma verdadeira pérola do litoral nordestino!

A vantagem de visitar São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica é que ainda se trata de um espaço pouco explorado pelo turismo, preservando aquele clima de cidade do interior, mas sem deixar a desejar em qualidade e estrutura.

 

COMO CHEGAR

São Miguel dos Milagres fica localizado na cidade de Alagoas e conta com as praias mais bonitas do Brasil. A melhor opção para chegar em São Miguel é partindo do aeroporto ou da rodoviária de Maceió.

Outra opção é partir do aeroporto ou da rodoviária de Recife, por mais que seja um pouco mais distante para chegar. Ao chegar nas capitais nordestinas, é necessário contratar um transfer ou uma excursão para chegar em São Miguel dos Milagres. Para conhecer esse paraíso, adquira já as suas passagens!

 

ATRATIVOS

A cidade é o local perfeito para quem foge de tumultos e aglomerações e deseja ter momentos de sossego em meio à natureza, curtindo praias desérticas, paisagens paradisíacas e águas cristalinas de cor azul.

A cidade conta com vários pontos turísticos maravilhosos, como o Rio Tatuamanha, a Praia Porto da Rua e diversos outros lugares que vale a pena visitar. Conheça o paraíso: visite São Miguel dos Milagres! A região é encantadora.

Para além das praias, São Miguel dos Milagres tem outras atividades para se fazer, como o passeio de buggy pela região, passeios de bicicleta percorrendo o litoral, os passeios de jangada para as piscinas naturais e um mirante com vista do litoral. Além disso, as igrejas e casas antigas da cidade incrementam o passeio de quem desembarca por ali para passar as férias.

Praia do toque

A Praia do Toque é o lugar ideal para renovar as energias e entrar em contato com a natureza. Lá é possível encontrar um mar calmo e tomar banho em águas mornas. Nesse local, você também pode praticar diversos tipos de atividades físicas, como correr e andar de bicicleta.

O melhor horário para visitar a praia é de manhã, pois antes do meio dia, você pode curtir as transparências das piscinas naturais da Praia do Toque. Depois das 10 horas, você também pode curtir a maré baixa e se divertir com a sua família.

Nesse ponto turístico também é possível fazer passeios de jangada depois das 10 horas, ou seja, no período de maré baixa. Esse passeio feito pelos jangadeiros duram em torno de 2 horas. Vale ressaltar que carros não têm acesso ao local, sendo necessário fazer uma caminhada para chegar na praia.

Por conta da dificuldade de acesso, você consegue encontrar um ambiente totalmente preservado, sendo possível ficar em contato com a natureza ter momentos de descanso. Lá você também pode aproveitar a estrutura oferecida pelas pousadas, com espreguiçadeiras e guarda-sol.

 

Praia de São Miguel

A Praia de São Miguel é uma das melhores praias e surpreende pelas suas águas mornas de cor azul. No período de maré baixa, você pode curtir maravilhosas piscinas naturais e ter momentos de sossego em águas cristalinas.

O local também conta com uma extensa faixa de areia branca que permite a prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas. Essa é a principal praia da região, sendo muito popular pela sua festa de réveillon.

 

Praia do Patacho

Essa maravilhosa praia, que fica a 10 km da Praia de São Miguel, conta com tudo o que você precisa para curtir um dia na natureza. Para chegar ao local, você pode fazer uma longa caminhada ou passear de carro, pois o acesso é fácil. Lá é possível contemplar belas paisagens naturais, sentir o pé na areia e ter momentos de sossego.

A Praia do Patacho não conta com restaurantes e barracas. Para visitar o local, recomendamos que leve espreguiçadeiras e um lanchinho. Assim é possível curtir o lugar com mais conforto. O melhor período para visitar a praia é durante o período de maré baixa, nos meses de dezembro a abril. Nessa praia, o sol é forte o ano todo!

 

Praia do Marceneiro

A Praia do Marceneiro é um lugar desértico e pouco explorado. Ele fica a 95 km de distância de Maceió e conta com uma paisagem paradisíaca: coqueirais, água translucida e quentinha, piscinas naturais e diversas outras atrações maravilhosas.

O acesso ao local é fácil e ele pode ser visitado em qualquer época do ano. Isso porque o sol banha o ponto turístico durante todo o ano e as chuvas são muito passageiras. Esse lugar não conta com restaurantes e barracas, sendo o lugar perfeito para quem deseja ficar longe de tumultos e multidões.

 

Praia da Lage

Essa praia desértica conta com belos mares de águas quentes e translúcidas. O azul do mar deixa todos de queixo caído. A beleza desse lugar é sem igual! Outro atrativo que chama atenção é a bela paisagem de coqueirais que compõe o ponto turístico.

O melhor período para conhecer essa praia é de março a maio. Lá é possível curtir um verão maravilhoso, principalmente no período do final do ano. O local também possui uma das festas mais badaladas de reveillón: o “Tamo Junto”. Além disso, esse ponto turístico conta com bons restaurantes e pousadas.

 

Praia do Riacho

A Praia do Riacho fica muito próxima do centro da cidade. Ela fica localizada no povoado do riacho. Basta fazer uma caminhada de 30 minutos para chegar ao local. A sua paisagem surpreende pelos inúmeros coqueiros e pelo mar de águas cristalinas que formam uma paisagem cinematográfica.

O cenário da Praia do Riacho é composto por trechos desertos e imensas faixas de areia que permitem a prática de atividades físicas. Esse é o lugar perfeito para fugir do dia a dia corrido e curtir paisagens exuberantes. Lá é possível praticar esportes náuticos e fica lotado no período de alta temporada.

 

Igreja de São Miguel dos Milagres

A terceira mais antiga igreja de Alagoas e a que recebe mais turistas na Rota Ecológica, a paróquia situada na cidade de São Miguel dos Milagres foi fundada entre os séculos XVII e XVIII.

A Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, segundo relato de historiadores locais, foi fundada no século XVII, pelos portugueses, entre os anos de 1637 e 1639, e não pelos holandeses, como alguns insistem em afirmar. Os holandeses certamente estavam na região na época conhecida como Alagoas Boreal, mas como eram protestantes, não tinham por tradição a construção de templos católicos.

 

Passeio da Associação do Peixe-Boi

A Associação do Peixe-Boi, localizada em Porto de Pedras, é um projeto de educação ambiental criado pela comunidade local e órgão de proteção que visa a sobrevivência e conscientização a respeito do peixe-boi, uma espécie de mamíferos que já sofreu muito com caçadas ao longo dos anos. O passeio é agendado previamente através da Associação Peixe-Boi e realizado na presença de um guia local.

O percurso começa com uma pequena caminhada, que passa por passarelas sobre o mangue ao redor do Rio Tatuamunha, seguido de um percurso de jangada pelo Rio Tatuamunha, onde, com um pouco de sorte você, você poderá observar o peixe-boi em seu habitat natural.

O peixe-boi é uma espécie de mamífero que se alimenta de algas, sargarços, capim e outros alimentos naturais que se encontram nessa região do litoral alagoano — a região é uma espécie de berçário para essas espécies, que os animais visitam naturalmente e retornam para se alimentar.

Além de geralmente poder ver o animal livre, se alimentando ao longo do rio, o projeto possui também áreas cercadas, uma espécie de aquário, onde alguns peixes-bois ficam durante um tratamento ou período de cuidado maior, até estar pronto para ser liberado novamente. O passeio custa R$ 70 é muito interessante para pessoas de todas as idades! Lembre-se de fazer sua reserva alguns dias antes.

 

Mirante Alto do Cruzeiro

O local é simples e sem muita estrutura, mas para ter uma visão panorâmica de São Miguel dos Milagres é uma ótima dica! Não é necessário pagar nada para fazer o passeio e ter um gostinho da vista da região. Prefira dias de tempo aberto para as fotos ficarem melhores!

 

Farol de Porto de Pedras

O Farol de Porto das Pedras, localizado em uma área alta da cidade é outra dica para ter uma vista bonita do litoral alagoano. O espaço carece de estrutura e a visão para o litoral é apenas parcial, mas também é bonito.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo