Turismo

Desvendando os encantos do Vale de Göreme

Com apenas 6 mil habitantes, Göreme é uma cidade incrível, como eu nunca havia visto antes. A vila colorida de casas de pedras, hotéis-cavernas, tomada por formações rochosas que parecem cogumelos e que ali são conhecidas como “chaminés das fadas” é a melhor opção para você ficar na Capadócia.

O cenário da cidade mistura cor e natureza, os hotéis-cavernas são incríveis e totalmente diferentes do que estamos acostumados. Uma vez na cidade não perca a chance de apreciar o pôr-do-sol, dar uma volta e conhecer a cultura local e claro visitar o museu à céu aberto.

O local teve vários nomes ao longo tempo — Κόραμα (transl: Korama), Matiana, Maccan e Avcilar, sendo o último nome ainda muito utilizado, já que o novo nome é relativamente recente e foi motivado por razões turísticas. O Museu ao Ar Livre de Göreme (em turco: Göreme Milli Parklar), o coração do Parque Nacional com o mesmo nome e a sua principal atração turística, situado muito perto da vila, é praticamente obrigatório no roteiro de todos os turistas da Capadócia. Ocupando alguns vales pitorescos, apresenta os testemunhos da intensa atividade monástica que ali se viveu entre os séculos V e XII — existem cerca de cinquenta santuários que celebram a vida de Cristo e outras cenas sagradas em frescos delicados, muitos deles em fundo de lápis-lazúli.

 

HISTÓRIA

Ao longo da sua milenar história, a Capadócia já recebeu muitas civilizações como hititas, assírios, frígios, persas, bizantinos, seljúcidas e otomanos e que criaram muitas obras-primas esculpindo as rochas macias da região. Assim, este museu é o produto de uma obra de arte pertencente aos cristãos do antigo Império Romano.

Acredita-se que entre os séculos II e III, vários cristãos que escaparam das opressões, perseguições e crueldades da época se estabeleceram aqui. Eles acharam esse espaço perfeito para adorar e se proteger livremente de qualquer ataque e com isso construíram igrejas, capelas, refeitórios, cozinhas e locais de convivência dentro das formações rochosas. Eu digo acredita-se porque as construções não são datadas e o pouco que se sabe desse local é baseado na arquitetura e na iconografia das igrejas. Aliás, é incrível como muitas pinturas se conservaram ao longo dos séculos, mesmo com o desgaste causado pelo sol e a depredação de grupos religiosos – muitos grupos religiosos que aderiram a iconoclastia, que proíbe o culto de imagens, depredaram quase todas as pinturas, principalmente os rostos dos santos.

Além disso, após a construção dessas igrejas, a região se tornou um ponto de peregrinação e educação religiosa, ainda no século IV, por São Basílio, bispo de Kayseri e pessoa importante na história do cristianismo. Naqueles tempos, os pensamentos ou visões de mundo de São Basílio, pioneiro de muitas renovações no campo do cristianismo, foram ensinados aqui.

Por isso o Museu a Céu Aberto de Göreme está incluída na Lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde1984.

 

ATRATIVOS

Muitas das maiores atrações da região da Capadócia ficam na cidade de Göreme ou nos seus arredores. Então, se você optar por ficar na cidade ou nos seus arredores, vai estar próximo de tudo que tem para ver. Fora que é a cidade mais preparada para receber os turistas que visitam a Capadócia.

 

As igrejas trogloditas

Algumas dessas cavernas escavadas eram antigas igrejas bizantinas criadas por monges. O teto de muitas delas é todo pintado com incríveis afrescos.

Certas igrejas de Göreme datam do século VII. Boa parte delas não existe não existe mais, tendo sido derrubadas. Hoje apenas trinta delas ainda podem ser visitadas mas, no apogeu da região de Göreme, elas eram tão numerosas que diz-se que existia um templo para cada dia do ano.

Cavernas ainda habitadas Algumas das cavernas de Göreme continuam habitadas, servindo de residência à população local, enquanto outras foram transformadas em curiosos hotéis. Confortáveis, diferentes, oferecem conforto moderno, mas são instalados em cavernas adaptadas.

Passear sob a lua cheia no meio dessas formações rochosas é quase uma viagem a outro planeta. O efeito das rochas nuas e brancas contra o céu é único. Outros trechos têm diferentes tons, com faixas coloridas formadas por diferentes minerais misturados ao calcáreo.

 

Sobrevoar Göreme de balão

Um modo espetacular e emocionante de entender Göreme e suas cavernas é sobrevoar a região a bordo de um balão. Com o incremento do turismo o balonismo se desenvolveu de modo espetacular em Göreme.

Alguns dos balões utiliza dois em Göreme são enormes, com capacidade para trinta ou mais pessoas e levantam voo ao lado das torres de pedra, quase roçando nelas.

São vários balões levantando voo ao amanhecer, a hora mais fresca do dia. Isso implica em acordar de madrugada, mas vale à pena. Do alto se tem uma vista panorâmica sem igual e dá para se entender melhor o conjunto de cavernas de Göreme.

 

Derinkuyu e Kaymakli

A Capadócia apresenta outras curiosidades. Como a Capadócia era palco de frequentes invasões, seus antigos habitantes inventaram uma maneira sui generis de se proteger: cavaram cidades subterrâneas – Derinkuyu e Kaymakli – verdadeiros formigueiros que permitiam a seus habitantes simplesmente desaparecer debaixo da terra.

 

Rua Müze Caddesi

É o que se pode chamar de rua central. Então, passear pela região central da cidade de Göreme é passear por ela. Inclusive, é nesta rua e nos seus arredores que estão lojas, restaurantes, cafés, vários hotéis. Além disto, por ali estão inúmeras agências de viagens, que oferecem vários passeios na cidade e arredores.

 

COMO CHEGAR

O mais fácil é tomar um avião em Istambul até Ankara, a capital da Turquia. De Ankara há excursões e transportes até Göreme. Uma boa opção é alugar um carro em Ankara. A estrada é toda asfaltada, mas seja cuidadoso: os turcos não são cuidadosos ao volante. Não se surpreenda ao cruzar na estrada entre Ankara e Göreme com uma grande planície branca. Não é neve: é sal. Um antigo lago salgado praticamente seco.

 

QUANDO IR

Em junho, julho e agosto o clima é bem quente, mas durante a noite faz frio. Já nos meses de novembro a fevereiro, as temperaturas podem ficar negativas e costuma nevar. Chove pouco ao longo do ano todo.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo