CidadesDestaque

Cercadas por águas cristalinas, as belezas de Arraial do Cabo formam um convite irrecusável

A paradisíaca Região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro, possui uma pérola em meio a suas cidades. Em uma das pontas da Região, Arraial do Cabo se destaca pelas belezas naturais tanto em terra como no mar. As maravilhas de Arraial do Cabo, cercada por um mar de águas azuis-esverdeadas, na Região dos Lagos, vão desde as trilhas em meio à farta vegetação que levam a vistas inesquecíveis do alto da cidade, até o fundo do mar repleto de uma colorida vida marinha. Não é à toa que a cidade é conhecida como a Capital do Mergulho. As águas límpidas combinadas com areias brancas e finas também rendem outro título de orgulho a Arraial do Cabo, o Caribe Brasileiro.

O que fazer em Arraial

Os atrativos naturais da cidade podem ser conferidos bem de perto com trilhas, passeios de barco, mergulho ou mesmo um dia relaxando nas areias das praias.

Para conhecer a cidade por terra, existem grupos de trilhas com guias que proporcionam vistas e uma experiência memorável. Um dos grupos organizados é o Trilhas Arraial. Eles possuem perfis nas principais redes sociais e proporcionam uma experiência com toda segurança necessária.

Agora, para conhecer Arraial pelo mar, existe uma infinidade de opções que aguardam os visitantes, principalmente na Praia dos Anjos. É de lá que saem os passeios de barco e você não precisa procurar muito para encontrar uma opção. Eles são vendidos nas ruas do Centro, próximas à praia e são diversas opções para todos os gostos e tipos de grupo, desde um passeio sozinho, com amigos ou com a família. Os passeios possuem diferentes itinerários, alguns com paradas para mergulho.

Fenda de Nossa Senhora

A origem do se seu nome vem da história de um pescador que em 1721 encontrou ali uma estátua de Nossa Senhora Aparecida. Esta foi levada em procissão solene até a Igreja Nossa Senhora de Assunção, na cidade vizinha Cabo Frio, onde foi entronizada. Esse fato é narrado no livro “O outro Cabo Frio” de Luiz Carlos da Cunha, sendo também considerado uma lenda por muitos. Atualmente foi colocada uma outra imagem da Santa tanto na Igreja de Cabo Frio como dentro da fenda em Arraial do Cabo.
Esta abertura possui aproximadamente 5 metros de largura e 40 metros de altura. A abertura chega quase ao nível do mar, mas antes disto existe uma parte rochosa, local exato onde se abriga a estátua da Santa. Está localizada numa ponta da Ilha de Cabo Frio (que apesar do nome, fica em Arraial). É uma fenda rochosa, dando uma impressão de ter sido retirada uma fatia da ilha, como se cortasse um bolo.

Gruta Azul

Também na Ilha de Cabo Frio, fica na parte externa, voltada para alto mar, podendo ser acessada de barco. É considerada um dos pontos altos dos passeios de barco.

Sua abertura tem 3 metros de largura e dentro dela tem um lindo salão de 15 metros de altura, com suas paredes internas em tons dourados e prateados, que tornam-se azuis conforme a intensidade da luz solar. A visita é indicada com a maré baixa.

O visitante que quiser literalmente mergulhar nas belezas de Arraial vai encontrar no município profissionais que proporcionam esta aventura. É possível encontrar uma grande variedade de corais, além de milhares de peixes, tartarugas e até mesmo cavalos marinhos.

Arraial do Cabo é uma região muito privilegiada para o megulho. São mais de 20 pontos de mergulho, sendo a maioria bem acessível: muitos ficam a no máximo 20 minutos de navegação saindo do píer da Praia dos Anjos.

Para levar o título de capital nacional do mergulho, o mar de Arraial do Cabo esbanja muita vida e águas claras praticamente o ano todo – a visibilidade debaixo d’água gira em torno de 5 a 12 metros.

Além disso, o mergulho em Arraial do Cabo é diversificado, agradando a todos os níveis de mergulhadores. Há pontos de mergulho dos mais simples e rasos, até os mergulhos profundos, em grutas e naufrágios.

Como se não bastassem as variadas espécies de peixes que vivem nessas águas durante todo o ano, outras espécies como golfinhos e baleias são visitantes comuns em algumas épocas do ano.

Na cidade, assim como em toda Região, faz sol o ano inteiro, mas o meses mais movimentados (alta temporada) vão de final de novembro a fevereiro. Apesar do calor, os ventos fortes ajudam a amenizar a temperatura.

Dentre as principais escolhas de estadia estão o Hotel Summer, Pousada Escotilha, Pousada Canto da Baleia, Pousada Vista Turquesa e Sophia II Residence Inn. Lembrando que a cidade possui também inúmeros charmosos hostels. As casas para aluguel por temporada também são muito comuns.

Para aquele almoço após um dia de praia, a melhor opção é o Restaurante Água na Boca, localizado bem no Centro da cidade, caminho das melhores praias. Confira mais detalhes na página 3 desta edição.

Quem estiver planejando visitar a cidade, mas se preocupa com a segurança e prevenção contra Covid-19, pode fazer sua reserva sem receios. Além dos principais restaurantes e estadias estarem cumprindo rígidos critérios de Saúde, uma medida de segurança adotada pela prefeitura, referente ao combate ao novo coronavírus, foi a emissão de voucher de acesso à cidade 100% digital. A iniciativa, que estava em teste para o setor hoteleiro cadastrado, foi considerada um sucesso durante o primeiro feriado prolongado e está sendo implementada também para as casas de aluguel. O voucher pode ser impresso ou apresentado diretamente do celular nas barreiras e terá todos os dados do cliente, além de sistema de controle exclusivo da prefeitura. Mas não se preocupe, tanto o voucher digital, no caso de casas de aluguel, quanto o QR Code, no caso de meios de hospedagem, deve ser solicitado pelo estabelecimento. O visitante apenas informa os dados na hora de efetuar a sua reserva e recebe, junto com a confirmação, o voucher oficial.

História

Quando pensamos em Arraial do Cabo, as águas de inigualáveis vêm logo em mente, mas a cidade que se estende pelo mar possui ainda uma rica história que data de muito antes de sua emancipação, e chega a coincidir com a história do descobrimento do país.

Largo do Descobrimento                                              

Monumentos e peças históricas até hoje lembram importantes passagens do início da colonização de Arraial, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 na Praia dos Anjos, e o Monumento a Américo Vespúcio, no Largo do Descobrimento.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Igreja muito importante de conhecer devida à sua representação histórica. Construída em 1506, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi realizada a primeira missa em ambiente fechado no Brasil. Está localizada em uma pequena e suave colina à esquerda da Praia dos Anjos, junto ao marco da chegada de Américo Vespúcio. Em 2003, a Igreja foi restaurada e ganhou nova iluminação na área externa. Feita originalmente de pau-a-pique, a igreja ainda existe no mesmo local, porém reerguida em pedra e alvenaria.

Monumento a Américo Vespúcio

Situado à esquerda da Praia dos Anjos e construído em 1968. Uma cruz de malta esculpida marca a data do desembarque da expedição do explorador, mercador e navegador italiano Américo Vespúcio, no litoral brasileiro, em 1503. Junto ao marco histórico, está o Poço D’água, fonte que abastecia o núcleo de pescadores da vila.

Descoberto o Brasil em 1500, se fazia necessário conhecer e explorar as potencialidades econômicas da terra recém descoberta. No ano de 1501, partiu de Portugal, durante o Reinado de D. Manuel I uma expedição formada por 3 naves, com objetivos de explorar a costa brasileira. Era a expedição de Gaspar Lemos que já havia estado no Brasil um ano antes, comandando um dos navios da frota de Pedro Àlvares Cabral.

Foram descobertos locais como Cabo de São Roque no Rio Grande do Norte, a Baía de Todos os Santos, Cabo de São Tomé entre outros. Em 1502 chegaram ao Rio de Janeiro, Angra dos Reis e no atual estado de São Paulo em São Sebastião, São Vicente e Cananéia.

Américo Vespúcio, um dos integrantes da expedição, após separar da frota da expedição à costa brasileira desce mais rumo ao Sul, chegando ao local onde hoje é conhecido como “Praia dos anjos”, e lá ancora e desce à terra firme.

O lugar foi chamado de Cabo Frio, em função de algumas caracteristicas locais, como correntes marítimas de baixa temperatura, ventos frios e constantes que davam a impressão de baixa temperatura, e repentinas mudanças de tempo, de sol para dia nublado, às vezes com nevoeiros e mar agitado.

Naquele local, ficaram 24 homens com a missão de fundar um povoamento e colonizar o local. Em seguida, Americo Vespúcio seguiu viagem rumo ao Sul, até o Rio da Prata.

O local onde Américo Vespucio desembarcou, foi marcado com um bloco de granito, com a cruz de malta e a data de chegada da expedição gravado no mesmo, como era costume à época. Este local seria a Praia dos Anjos.

Farol Velho

A Ilha do Farol, por sua vez, é um outro ponto de interesse histórico, onde existem ruinas de um antigo farol erguido no ano de 1833. Existe também o chamado Novo Farol, uma construção não tão nova assim, terminada em 1861 e inaugurada no mesmo ano.

Este farol foi posteriormente reformado em 1925, e por muitos anos, guiou e orientou os navios que passavam pelo local. A forte luz do farol alcança quase 46 quilômetros de distância.

Localizado ao lado do Farol Novo, no topo da Ilha de Cabo Frio, data de 1833. Construído por ordem de D. Pedro II, foi desativado em 1866 devido à densa neblina que, constantemente, cobria aquele ponto da ilha.

Ruínas do Telégrafo

Outro ponto histórico são as ruínas do telégrafo construído em 1814. Nesta época os telégrafos usavam códigos de bandeiras para transmitir mensagens. Estas ruínas ficam no alto do Pontal do Atalaia, de onde se tem uma bela vista da Ilha do Farol. Este é um dos pontos mais altos da cidade

Sítios arqueológicos 

Arraial do Cabo está assentado sobre sítios arqueológicos de extrema valia para o estudo da história da região, tendo fornecido diversas peças para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Isto pode ser comprovado a partir de restos arqueológicos catalogados em toda a região, que é composta de diversos sambaquis (sítios arqueológicos com esqueletos e artefatos).

O patrimônio arqueológico identificado em Arraial do Cabo, pelo Iphan, inclui sítios arqueológicos localizados na área da Lagoa de Araruama: Forte do Sururú (edificação em bom estado de conservação, localizado entre as praias dos Anjos e Forno); sítio da Ilha de Cabo Frio (com vestígios arqueológicos de lascas de quartzo, corantes, artefatos em osso e restos alimentares); Lagoa Salgada; Praia Grande e Dunas da Praia Seca.

O núcleo de Arraial do Cabo situa-se próximo de Cabo Frio, em área de topografia plana, com pequenas elevações, tendo sido seu crescimento fortemente impulsionado pelo turismo e veraneio, sendo considerado um dos melhores locais do país para a prática do mergulho.

Muitas foram as lutas entre franceses e portugueses pela primazia de hastear ali sua bandeira. O povoado fundado por Américo Vespúcio foi o primeiro núcleo de população do Brasil, tendo, portanto quase a mesma idade histórica da nossa terra e é nele que inicia o ciclo do pau-brasil.

Constantino Menelau, novo governador do Rio de Janeiro, veio a Cabo Frio, o que fez a 13 de novembro do mesmo ano com o nome de Santa Helena, da qual Arraial do cabo passou a ser o quarto distrito. Começa então o processo de colonização, crescendo lentamente com a sua população formada por pescadores. A região prosperou lentamente até o século 19, quando começou a explorar o sal da lagoa de Araruama, com a Abolição da Escravatura houve o colapso da região que restabeleceu após a implantação da estrada de ferro, da rodovia e da Companhia Nacional de Álcalis, fundada em 20 de julho de 1943.

Após tantos anos sendo o quarto distrito de Cabo Frio, o povo cabista resolveu colocar em prática um sonho muito almejado. Então, após anos de lutas, conseguiram no dia 13 de maio de 1985 a emancipação de sua cidade assinada por Leonel de Moura Brizola, governador do Estado do Rio de janeiro na época. No dia 15 de novembro de 1985, o povo cabista elegeu o seu primeiro prefeito, que assumiria a prefeitura no dia 1º de janeiro de 1986.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo