DestaquePolícia

Centro de Defesa Ambiental resgata pinguim em Rio das Ostras

Equipe do Centro de Defesa Ambiental (CDA), da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, realizou nesta segunda, dia 6 de julho, o resgate de um pinguim na praia de Boca da Barra.

Quando moradores acharem pinguins ou outros animais nas praias da Cidade, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras solicita que entrem em contato com o CDA, em Jardim Bela Vista, pelos telefones 0800-0226301, 2771-6389 ou 2760-6236.

Os guardas ambientais, que são devidamente capacitados para operações de resgate, encaminharam o pinguim resgatado para o Centro de Tratamento Ambiental (CTA) de Macaé, onde o animal irá receber o tratamento adequado. Todas as providências necessárias serão tomadas.

 CUIDADOS – Pinguins são aves marinhas nadadoras da Família Spheniscidae, que vivem principalmente na Antártida. As diversas espécies fazem rota migratória sazonal até a costa brasileira, em especial no inverno.

Durante esses movimentos migratórios é comum que indivíduos mais jovens ou doentes se percam do grupo e acabem chegando até às praias brasileiras dos estados do Sul e do Sudeste. Os pinguins jovens ou doentes aparecem nas praias já magros e, geralmente, exaustos.

Na tentativa de ajudar, muitas pessoas chegam a recolher esses animais e até os colocam em isopor com gelo. Isso é um erro porque faz mal aos animais. Os especialistas pedem que, sob hipótese alguma, toquem ou peguem os pinguins na água ou na areia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo