Bancários de todo o Brasil realizam, nesta quinta-feira (20), uma paralisação de 24 horas. O movimento também ocorre no Rio de Janeiro e foi aprovado pela categoria após a rejeição de uma proposta apresentada durante as negociações da campanha salarial.
A decisão pela paralisação foi tomada na segunda-feira (17), três dias antes do movimento. Entre os pontos que provocaram a rejeição estava uma proposta de reajustes diferentes conforme a faixa salarial e o congelamento do piso para novos funcionários.
Na terça-feira (18), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) retirou essas propostas da mesa de negociação. Mesmo assim, os trabalhadores decidiram manter a paralisação prevista para esta quinta.
Adesão no Rio
No estado do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Bancários informou que mais de 1,8 mil trabalhadores confirmaram participação na mobilização por meio de uma assembleia virtual.
Segundo a entidade, a paralisação envolve funcionários de bancos públicos e privados.
Entre as principais reivindicações está a reposição da inflação acumulada entre setembro de 2025 e agosto de 2026, acrescida de 5% de ganho real.
A categoria também pede aumento do piso salarial dos escriturários. Atualmente, segundo o sindicato, o valor é de R$ 3.333,83 para trabalhadores de instituições bancárias no estado.
Sindicato diz que quer manter negociação
O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, José Ferreira, afirmou que a intenção da categoria é manter as negociações com os bancos e realizar a mobilização de forma pacífica.
A entidade também informou que pretende formar comissões para percorrer as agências e orientar trabalhadores e clientes durante a paralisação.
O sindicato diz ainda que irá orientar os funcionários sobre seus direitos e receber denúncias de eventuais casos de pressão ou assédio moral relacionados à adesão ao movimento.
Próxima rodada de negociação
Após a paralisação, o Comando Nacional dos Bancários deverá se reunir na segunda-feira (24) para avaliar os resultados do movimento.
Na mesma data, estão previstas novas negociações com a Febraban. Segundo o sindicato, a expectativa é de que os bancos apresentem uma nova proposta de reajuste.
O que diz a Febraban
Em nota, a Febraban informou que recebeu a pauta de reivindicações da categoria em 24 de junho e que as negociações seguem o cronograma estabelecido.
A entidade afirmou ainda esperar que as discussões resultem em um acordo considerado satisfatório para as duas partes.





