Seychelles: um paraíso tropical na África
Um destino com praias de areia clara, banhadas por um mar azul turquesa e agraciado por um clima tropical o ano inteiro. Assim é Seychelles, destino que pode ser facilmente confundido com o paraíso.
As Ilhas Seychelles contam com uma natureza exuberante e são um verdadeiro santuário para raras espécies da flora e fauna. O país se destaca por preservar muito bem toda essa riqueza e, por isso, é um dos líderes mundiais em turismo sustentável. Mas, para que tudo isso continue preservado, a quantidade de turistas é controlada e há várias áreas de preservação.
Este, que é o menor país da África, já foi eleito pelo World Travel Awards como o melhor destino de lua de mel do mundo! Mas além de ser perfeito para os casais, o lugar é ideal para pessoas apaixonadas por natureza, que curtem temperaturas mais altas e atividades ao ar livre.
QUANDO IR
Em Seychelles é verão o ano inteiro e você vai se encantar com as belezas do país em qualquer época do ano! O clima por lá é tropical, com temperatura média entre 24°C e 32°C.
COMO CHEGAR
Não há voos diretos para Seychelles partindo do Brasil. Por isso, seguem algumas opções de escalas possíveis:
- Via Dubai pela Emirates
- Via Joanesburgo pela South African Airways e Air Seychelles
- Via Adis Abeba pela Ethiopian Airlines
- Via Abu Dhabi pela Etihad
ATRATIVOS
Um lindo país composto por 115 ilhas e que está localizado na África Oriental, perto de Madagascar e das Ilhas Maurício. Entre as ilhas do arquipélago, as mais procuradas pelos viajantes são Mahé, Praslin, La Digue e Félicité.
As ilhas possuem influências culturais inglesas, francesas, indianas, chinesas e africanas. Tudo isso é refletido em sua gastronomia e nos costumes locais.
Mahé – É na maior ilha das Seychelles que está localizada a capital do país, Victoria, e o principal aeroporto. A ilha possui natureza e cultura exuberantes. Suas belas paisagens e praias de águas cristalinas encantam visitantes de todo o mundo.
Em Mahé você encontrará a maior quantidade de serviços turísticos, como hotéis, restaurantes, lojas e mercados locais, opções de passeios e programação cultural.
A ilha conta com 65 lindas praias que atendem desde os viajantes que gostam de mais agito até aqueles que valorizam lugares menos movimentados. Para o primeiro grupo recomendamos as praias da costa norte, como a baía de Beau Vallon. Para o segundo grupo, que prefere locais mais calmos e vazios, recomendamos as praias da costa sul, como a Anse Forbans.
Praslin – Segunda maior ilha do arquipélago, apesar de seus apenas 7000 habitantes. A ilha conta com ótima infraestrutura hoteleira e outros serviços turísticos. Além disso, algumas das mais belas praias do mundo, como a Anse Lazio, e espécies únicas da fauna e flora se abrigam nesta ilha.
A ilha conta com um solo muito fértil e, por isso, sua flora tem tamanho avantajado. Lá é o único local no mundo em que se encontra o famoso coco-do-mar em estado selvagem. O fruto é considerado o maior do mundo e possui formato que lembram coxas humanas. Praslin também é o lar das tartarugas gigantes e das palmeiras do Valleé de Mai, o parque considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e uma das joias de Seicheles.
La Digue – A ilha de La Digue é a quarta maior do país e a terceira mais populosa. Dentre suas lindas praias de areia branca e águas cristalinas está Anse Source d’Argent, que já foi eleita pela National Geographic, em 2013, como a praia mais bonita do mundo! Por isso, ela é uma das praias mais fotografadas e um ponto de parada imperdível no país.
Além da grande biodiversidade e natureza surpreendente, visitar La Digue é uma forma de voltar no tempo e perceber alguns traços da história do país. A ilha combina suas paisagens naturais a uma atmosfera rústica e modesta, com suas pequenas estradas, ruas estreitas e fazendas coloniais que hoje oferecem hospedagem aos visitantes.
Félicité – A ilha da Felicidade é um oásis privativo abençoado com uma beleza única! Com enormes rochas de granito, uma densa floresta e praias com orlas de coral, a ilha é um ótimo lugar para fazer trilhas, nadar com tartarugas, praticar esportes aquáticos e assistir ao pôr do sol.
A quinta maior ilha do arquipélago abriga o luxuoso Six Senses Zil Pasyon, com 30 villas e um spa que cobre um terço da Ilha Félicité. O hotel é comprometido com o meio ambiente, com a comunidade local e tem uma arquitetura impressionante, com instalações moldadas nas rochas.
Os hóspedes podem viver dias de imersão na natureza e experiências sensoriais inesquecíveis por lá.
O QUE FAZER
Caminhadas nos parques nacionais – Em Seicheles também é possível fazer caminhadas e trilhas pelos famosos parques nacionais. Dois deles são considerados patrimônios da humanidade pela UNESCO: o Vallée de Mai e o Atol de Aldabra.
O Atol de Aldabra é o maior atol do mundo e abriga a maior população de réptil no mundo, composta por aproximadamente 150 mil tartarugas gigantes.
Outros parques que também valem a pena visitar são: o Parque Nacional de Ste. Anne Marine, que foi a primeira reserva marinha do Oceano Índico, as ilhas Cousin e Bird, que contam com uma rica vida marítima e são um verdadeiro santuário para os pássaros.
Mergulho – O esporte mais procurado pelos turistas que visitam o arquipélago, que conta com diversas ilhas coralinas e uma magnífica vida marinha, é o mergulho.
É possível praticar esse esporte em qualquer época do ano, mas os meses de abril, maio, outubro e novembro são os mais recomendados para a prática. Isso acontece, pois nesses meses a temperatura da água passa dos 25ºC e a visibilidade pode chegar a 30 metros de profundidade. Dessa forma, você poderá observar melhor os atóis, recifes, naufrágios, peixes multicoloridos, tartarugas gigantes e tubarões-baleia.
Explore a cultura e gastronomia – Além de shows de dança e música, museus e galerias de arte, as ilhas contam com ótimos restaurantes de cozinha creole e internacional. Os pratos normalmente contam com uma grande variedade de peixes, frutos do mar e ingredientes locais como base. Além disso, ervas aromáticas e especiarias também estão sempre presentes.
Desacelere e reponha as energias – No arquipélago você terá a oportunidade de fazer várias atividades que te ajudarão a desacelerar e repor as energias. Você poderá praticar yoga na praia, meditar no topo de uma montanha ou relaxar em spas exclusivos.