CidadesDestaque

PROMESSA DE INVESTIMENTOS E AVANÇOS

Secretário de Ciência e Tecnologia visita municípios da Região dos Lagos

Recém-empossado, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Serginho (Republicanos), divulgou que irá percorrer a Região dos Lagos com objetivo de levar projetos e investimentos em diversas áreas. A primeira parada foi em Arraial do Cabo, na noite de quarta-feira (06), para se reunir com o prefeito eleito Marcelo Magno e debater propostas de melhoramento da Faetec, dos projetos de iniciação científica e Parque Tecnológico, com a disponibilização de Wi-Fi gratuito para população.

“Hoje a gente inicia uma rotina de agenda externa da Secretaria, a gente trabalha hoje até o meio-dia, a partir de hoje a gente vai seguir a semana dialogando com os prefeitos das 8 regiões do Estado do Rio de Janeiro. De uma maneira especial, essa semana a gente vai fazer essa agenda com à Região dos Lagos, levando novidades e projetos para melhorar a vida da população do nosso Estado do Rio de Janeiro”.

Nesta quinta-feira (07), Dr. Serginho se reúne com o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins. Na ocasião, as autoridades irão debater sobre uma parceria da Secretaria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A proposta é criar o maior parque da América Latina de produção de energia solar e reverter essa energia em favor da população. “Vamos conversar amanhã com o prefeito e se a Prefeitura tiver interesse, até o fim do ano é o prazo para que esse parque possa estar produzindo essa energia. Vamos viver novos tempos aqui na Secretaria, colocando dinheiro do Estado naquilo que se reverta em benefício pra população. Imagina você que paga R$100 reais, R$150 reais em conta de luz ou pague um pouco menos, você pagar a metade da energia a partir desse projeto. É aquilo, que a gente está focando”, disse.

Atualmente, a energia renovável e investimentos em parques de energia limpa são alternativas e soluções completas para municípios e estados que buscam redução de custos e gastos com a conta de luz, uma vez que passam a comprar menos energia das concessionárias e a gerar crédito com a energia renovável gerada e não consumida. Além disso, a correta adequação de princípios e objetivos de sustentabilidade de acordo com o mundo moderno.

Com o projeto instalado, a capacidade do Estado será de gerar 4,2 gigawhats/ hora, o que é uma produção bastante expressiva de energia limpa e sustentável, em benefício da preservação ambiental do planeta.

Dr. Serginho sinaliza ainda que irá buscar junto à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para levar a energia renovável para a população. “A gente tem uma boa relação com à Alerj para conseguir a aprovação dos projetos de leis para reverter essa energia para a população, que mais precisa. Desde Iguaba, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, levar esse desconto na conta de luz a partir de uma produção de energia da Secretaria”, declarou Serginho.

Já na sexta-feira (08), o secretário visita o gabinete do prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio. Durante o encontro, Dr. Serginho afirma que irá discutir sobre três importantes projetos voltados para Educação. Entre eles, o secretário cita a proposta de parceria para instalar um campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na cidade.

“Vamos conversar sobre três grandes projetos para Cabo Frio. O primeiro, trabalhei incansavelmente junto com o reitor da UERJ, Ricardo Lodi, que tive o privilégio de ter como professor, para debater a possibilidade de levar o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para a nossa cidade de Cabo Frio”, adiantou.

Dr. Serginho também irá propor ao gestor cabo-friense parceria para implantação de um projeto de iniciação cientifica na cidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo