DestaquePolítica

Rio das Ostras comemora progressos na Segurança Pública

A prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou uma ação destinada à população em situação de rua aconteceu, na manhã de quarta-feira (29), no Centro Especializado da Assistência Social (CREAS). A equipe do local, em parceria com setores da Secretaria, promoveu corte de cabelo, segunda via de documentos, inscrição no Cadastro Único, além de proporcionar banho, almoço e café.

A ação vem acontecendo regularmente, de forma pontual, e tem o objetivo de levar dignidade para essas pessoas. Segundo a coordenadora do CREAS, Sabriny Ferreira, a mobilização contribui com políticas públicas que servem para melhorar a qualidade de vida.

“Fazemos isso a fim de garantir direitos a população em situação de rua. A emissão de documentos e o cadastro único faz com que eles consigam se beneficiar de programas como o Bolsa Família, por exemplo, o que ajuda muito esses moradores que precisam de uma atenção especial,” comentou.

A Administração de Rio das Ostras trabalha incansavelmente para que todas as áreas tenham investimentos e que os munícipes tenham cada vez mais qualidade de vida. Nestes dois anos de gestão, a Segurança Pública recebeu investimentos como a Implantação do Convênio do Termo de Cooperação entre o Município de Rio das Ostras e a Polícia Militar do Rio de Janeiro-PMERJ, no Programa Estadual de Integração na Segurança Pública –PROEIS, que possibilitou o aumento do número de policiais atuando na Cidade.

O convênio trouxe a possibilidade de policiais atuarem juntamente com a Guarda Civil Municipal em dois turnos de 12 horas, fazendo com que a Cidade tenha maior policiamento 24h. Para facilitar ainda mais o trabalho, também foram doadas quatro viaturas novas para a ronda por toda a cidade.

Neste curto espaço de tempo também foram instaladas Bases Operacionais de Segurança em Costazul/Centro, Cantagalo, Mar do Norte e Rocha Leão, regiões que ficam mais distantes e que os agentes tinham maior dificuldade na agilidade dos serviços de segurança.

Também foram desenvolvidos departamentos que deixam a população mais perto das forças de segurança, como a Corregedoria Geral da Guarda Municipal, Ouvidoria, e a Patrulha Maria da Penha. A reativação da Ronda Escolar também foi um ganho para o Município.

Qualificações – Os agentes da Guarda Civil Municipal receberam diversos treinamentos durante estes dois anos como: Legislação de Trânsito, Atendimento ao Turista, Operações Especiais, Inteligência, entre outros, ministrados por instituições de grande relevância. Os cursos qualificam a corporação para lidar com as mais variadas situações.

A GCM retomou também o serviço de recolhimento de animais de grande porte abandonados, em todo Município, um serviço de grande importância para evitar possíveis acidentes.

Outra importante ação que os agentes também estão realizando é a intensificação na fiscalização para coibir o uso de linha chilena e cerol, materiais altamente cortantes e que coloca a vida da população em risco. Muitos foram os avanços na Segurança, mas ainda há muito o que fazer. A Administração Pública de Rio das Ostras continua trabalhando para garantir uma Cidade mais segura para o cidadão.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo