Cidades

Prefeitura de Rio das Ostras inscreve feirantes e ambulantes no CadÚnico

Algumas classes foram as mais afetadas economicamente com as medidas de isolamento social para evitar o contágio do Coronavírus, como os feirantes e ambulantes. Os grupos tiveram suas atividades suspensas para que aglomerações fossem evitadas, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Neste cenário se identificou a importância de inseri-los no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, que dá acesso a diversos benefícios como o Bolsa Família, isenções de taxas de concursos públicos, carteira do idoso, entre outros.

Para auxiliar estes profissionais, equipes da Secretaria de Bem-Estar Social estarão em unidades municipais para inscrevê-los no CadÚnico. Durante o atendimento, servidores obedecerão os protocolos da OMS e dos decretos municipais, utilizando máscaras, usando regularmente o álcool-gel e organizando filas com distanciamento de 1,5 metro.

“O CadÚnico é um instrumento que possibilita conhecer a realidade socioeconômica das famílias nele inseridas, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, além de propiciar ao poder público formular e implementar políticas específicas que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas, e desenvolver suas potencialidades”, explica Adeniusa dos Santos Constâncio, gerente de Gestão de Benefícios e de Convênios da Secretaria de Bem-Estar Social.

DOCUMENTOS – Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável pela família precisa apresentar os seus documentos e de cada membro de sua família. São eles: CPF; Título de Eleitor; Carteira de Identidade (RG); Certidão de Nascimento / Certidão de Casamento; Comprovante de Residência; Comprovante de Renda da Família.

FEIRANTES – No caso dos feirantes, servidores da Prefeitura estarão atendendo entre os dias 2 e 22 de junho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Praça Cláudio Ribeiro, s/nº, Extensão do Bosque, das 10h às 17h.

A ordem de atendimento obedecerá a mesma escala de atualização cadastral para que os feirantes continuem suas atividades comerciais quando começarem as medidas de relaxamento.

Os dias de atendimento podem ser conferidos pelo linkhttps://www.riodasostras.rj.gov.br/prefeitura-de-rio-das-ostras-convoca-feirantes-para-atualizacao-cadastral/

AMBULANTES – A ordem de atendimento dos ambulantes será pela letra inicial do nome e acontecerá na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, na rua Bangu, no Parque Zabulão. Os atendimentos começam nesta quinta, dia 4, das 9h às 16h.

Dia 4 de junho, será com ambulantes que começam com a letra A; dia 5 será a vez das letras B, C e D; dia 8, segunda-feira, letras E e F; dia 9 as letras G, H e I; dia 15 a letra J; dia 16 as letras K e L; dia 17 as letras M e N; dia 18 as letras O, P, Q e R; e finalmente dia 19 serão as letras S, T, U, V, W, Y, X e Z.

PROGRAMAS – Além do Bolsa Família e das isenções, Governos Federal e Estadual também utilizam o CadÚnico para inserir a população em outros programas e benefícios como Minha Casa, Minha Vida; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; Tarifa Social de Energia Elétrica; e Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo