Cidades

Pinheiral oferece vacinação contra raiva para bovinos e equídeos

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER), alerta os pecuaristas do município quanto à importância da prevenção e combate a raiva, doença infecciosa viral aguda de alta letalidade transmitida através da mordida de morcegos aos rebanhos bovinos e equídeos (cavalos, zebras e burros). Para isso, a secretaria disponibiliza vacinação gratuita mediante agendamento feito direto na sede da SEMADER.

De acordo com Patrícia Queiroz, médica veterinária da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, uma vez que o animal é infectado não há como o salvar.

“A raiva é uma doença infecciosa viral de alta letalidade transmitida ao rebanho através da mordedura de morcegos hematófagos. Os bovinos infectados apresentam mudança de hábito, mugido rouco, salivação excessiva, andar cambaleante e paralisia dos membros posteriores. Por ser uma zoonose, doença que também podem ser transmitida ao homem, a notificação da doença aos órgãos competentes é obrigatória. Nada pode ser feito para curar o animal já infectado, por isso vacinar é a forma de prevenir a doença”

A sede da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural está localizada na Rodovia Benjamin Constant, n 4703, km 05. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3333-1306.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo