Cidades

Pinheiral intensifica trabalhos de acolhimento durante pandemia da Covid-19

Dando continuidade às ações de acolhimento e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade da cidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) por meio do CRAS I, no Centro, CRAS II, no Cruzeiro e CRAS III, no Parque Maíra, têm trabalhado na confecção e distribuição de kits de atividades aos seus usuários com o objetivo de fortalecer vínculos e reforçar o acompanhamento das famílias mais vulneráveis do município durante o período de pandemia causado pelo novo coronavírus.

Patrícia Rivello, secretária da SMASDH, acompanhada por Claudia Mendes e Rose Ribeiro, orientadoras sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CRAS Parque Maíra, foi à comunidade ouvir os usuários acerca da nova estratégia de trabalho e sobre os kits confeccionados e distribuídos.

“Foi emocionante ver como tem sido satisfatório para eles, pois é uma forma que encontramos de estar presente e junto aos nossos amados usuários. Continuaremos com essas atividades para estar perto deles e, assim mesmo em meio a essa situação, mostrarmos a importância do nosso trabalho”, disseram as orientadoras.

Marluce Moreira, a Malu, coordenadora do CRAS Cruzeiro, Carla Fernanda dos Santos, coordenadora do CRAS Parque Maíra, e Daina Domingos, coordenadora do CRAS Centro, falaram sobre o objetivo do trabalho realizado nas unidades.

“Sabemos que nosso compromisso é  grande e que somos linha de linha frente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Por esse motivo não podemos parar, eles precisam de nós”, disse Malu.

Os kits infantis são compostos por atividades socioeducativas que estimulam a criatividade e desenvolvimento através de recreação como, cola colorida, lápis de cor, massa de modelar, papéis diversos, borracha e algumas guloseimas como pipoca, pirulito e algodão doce. Já o kit dos adultos contém atividades cognitivas que incentivam o desenvolvimento criativo como, kit de beleza, tecido colorido, linha e elástico.

“As equipes dos CRAS continuam no acompanhamento de seus usuários mesmo em meio à pandemia, mas de uma forma bem criativa. Esses kits direcionados a crianças e adultos usuários das unidades estão sendo confeccionados por nós com muito amor, zelo e cuidado”, disse Carla Fernanda.

“Como neste momento não estamos tendo nossos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) devido à pandemia causada pela Covid-19, já que precisamos evitar aglomerações, criamos uma nova estratégia para alcançar e ficar perto de nossos usuários mesmo durante esse período”, explicou.

Ainda de acordo com Patrícia Rivello, secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, as equipes aproveitam o momento para realizar um trabalho de conscientização quanto à prevenção do coronavírus.

“Em meio a essa pandemia, mesmo não tendo um protocolo de trabalho para lidar com essa situação, não nos deixamos desanimar. Com uma equipe comprometida conseguimos criar atividades socioeducativas, além de estarmos trabalhando habilidades cognitivas, emocionais e sociais, aproveitando, também, para realizar a conscientização dos usuários quanto a prevenção da Covid-19”, afirmou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo