CidadesDestaque

Moradores fecham Rio-Santos em protesto por falta de água em Angra dos Reis

Em plena época de pandemia, que assola diversos países, cidades estão sem água. Moradores fecharam os dois sentidos da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, durante uma manifestação na manhã de segunda-feira (14). A interdição da estrada foi na altura do bairro Japuíba.

O motivo da manifestação é a falta d’água no bairro Banqueta. Segundo relato dos moradores, a comunidade está sem abastecimento há uma semana.

O protesto começou às 9h e continuou até o início da tarde.

Para impedir a passagem de veículos, foram espalhados sobre o asfalto engradados de cerveja e galhos de árvore.

Os moradores também entoaram pedidos por água, espalharam cartazes, invadiram a estrada e bateram com objetos na barra de proteção que separa os dois sentidos da pista para fazer barulho.

Por volta das 10h40, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar estavam no local para tentar resolver a situação, que já provocava congestionamento na estrada.

A prefeitura divulgou uma nota em que pede a compreensão dos moradores e justificou que, por causa de um período de estiagem, o nível da barragem que atende a toda a região da Grande Japuíba, Banqueta, Centro e Morros está “baixíssimo”.

Disse ainda que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalha para atenuar o problema e que vai continuar oferecendo o serviço gratuito de carro-pipa para os moradores até que o transtorno seja resolvido.

Confira a íntegra da nota da prefeitura:

“A água que abastece o Condomínio Vale da Banqueta vem da barragem da Banqueta, que também fornece água para Japuíba, Centro e morros. Com a estiagem, o Saae está fazendo manobras para fornecer água para todos.

O condomínio Vale da Banqueta é abastecido por poços artesianos (de capacidade limitada) e por uma derivação da rede principal que o governo construiu na inauguração do empreendimento. O condomínio não foi projetado com reservatórios em cada prédio, e sua estrutura não tem capacidade para esta instalação.

A água está sendo controlada no condomínio. Fica aberta das 17h às 7h e fechada durante o dia, porque o volume é pouco. Neste período, porém, os reservatórios são abastecidos com caminhões pipa.”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo