Geral

Michael Jackson: O Rei do Pop

Michael Joseph Jackson nasceu no dia 29 de agosto de 1958, na cidade de Gary, no estado de Indiana, Estados Unidos (EUA). A família dele era simples e morava em uma casa com apenas dois quartos. Filho de Joseph, mais conhecido como Joe, e Katherine Jackson, o cantor foi o sétimo dos nove filhos do casal. Seus irmãos chamam-se Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, Randy, Rebbie, La Toya e Janet.

Michael, mais conhecido como Little Michael (Pequeno Michael), iniciou as apresentações musicais com os Jackson 5 aos seis anos de idade. Além de ter uma voz peculiar e muito afinada, ele se destacava dos demais irmãos pela naturalidade ao dançar e por criar passos de dança. O sucesso dos Jackson 5 começou no final dos anos 1960, quando eles assinaram com a gravadora norte-americana Motown Records. Assim, os garotos passaram a participar de vários programas de TV de sucesso, como o The Ed Sullivan Show. Já conhecidos do grande público, no início da década de 70, os Jackson 5 ganharam um desenho animado – o primeiro a ter protagonistas negros. Os meninos estiveram na parada de música, com singles pop, entre os quais se destacam: I want you back (1969), All be there (1970), ABC (1970). Paralelamente à carreira que mantinha com os Jackson 5 quando criança, Michael escrevia músicas da sua autoria.

Com o álbum Off the wall, que misturava Black Music e Rhythm and Blues (R&B) e que tinha músicas dançantes, o cantor obteve muito sucesso, ganhando vários prêmios, pois conseguiu desviar-se da imagem de menino prodígio que o acompanhara até então.

Com Off the Wall, Michael Jackson ganhou os prêmios Grammy de cantor de Soul/R&B, canção de Soul/R&B com “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”e álbum de Soul/R&B.

O álbum vendeu mais de sete milhões de cópias e incluiu quatro top 10 singles pop.

Michael Jackson já era um dos cantores negros mais conhecidos dos EUA no início dos anos 1980. Chegou a fazer parcerias de sucesso, como em 1982 com o ex-beatle Paul McCartney, com o qual lançou os singles “The Girl Is mine” e “Say, say, say”.

Em 1982, lançou Thriller, o álbum mais vendido da história da música, considerado, inclusive, uma obra-prima. Com o disco, o futuro rei do pop tornou-se o principal cantor negro do mundo e da década de 1980. Considerado revolucionário à época pela mistura de ritmos e estilos musicais como o pop e o rock, o disco Thriller teve enorme sucesso graças à exibição dos videoclipes das canções no recém-criado canal musical Music Television (MTV). As produções tinham efeitos especiais, coreografias e roteiros, chegando a ser minifilmes.

Pela primeira vez na história musical, um artista contou com quatro músicas de um mesmo álbum entre as dez mais tocadas nas paradas de sucesso dos EUA e do Reino Unido.

Solidário às causas sociais, em 1985, Michael Jackson participou da campanha mundial da organização “USA for Africa” contra a fome no continente. Ele escreveu a música “We are the world” junto com o cantor Lionel Richie. A canção foi gravada com mais de 40 cantores. O disco do qual faz parte a música vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. Foram arrecadados mais de 75 milhões de dólares para ajudar a população africana que passava fome.

Em 1987, Michael Jackson lançou mais um disco de sucesso: Bad, que alcançou mais de 25 milhões de cópias. Assim como em Thriller, o cantor investiu maciçamente em videoclipes.

O rei do pop morreu em 25 de julho de 2009. Segundo o Departamento de Medicina Legal de Los Angeles, a causa da morte foi overdose de medicamentos. Michael injetou alta dose de Propofol, um anestésico, combinado com remédios para ansiedade e insônia. O médico Conrad Murray foi condenado por homicídio culposo, sem intenção de matar, por ter dado os medicamentos para Michael. Murray ficou preso por dois anos.

Curiosidade: Com o disco Thriller de Michael Jackson, nasceu o clássico passo Moonwalk, que é quando o bailarino se mexe para trás enquanto parece caminhar para frente. Desde então, o Moonwalk virou a marca registrada do cantor nos videoclipes e quando se apresentava ao vivo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo