CidadesDestaque

Lixo nas ruas atrai ratos em Cabo Frio

Moradores enfrentam as mazelas de um governo ausente

Praias de areias brancas, mar de águas transparentes, ruas com lixo e ratos. É esse contraste resultado da má administração municipal que quem visita Cabo Frio, na Região dos Lagos, encontra. Sofrendo um desgoverno há anos, a cidade clama por atenção em todos os setores. Profissionais de serviços essenciais sem receber seus salários, muitos passaram por necessidade e humilhação. Como se não bastassem as mazelas que a população enfrenta diariamente, a sujeira encontrada nas ruas, motivo de constantes reivindicações dos moradores, está atraindo ratos.

“Uma cidade que tem como principal fonte de renda o turismo jamais deveria deixar as ruas com lixo acumulado, cheias de buracos e sem um preparo para chuvas. Mas é isso que encontramos em Cabo Frio. Já tive muito orgulho de morar aqui na cidade, hoje tenho até vergonha de responder onde moro. Não precisa chover muito para as ruas alagarem e não estou falando dos bairros mais afastados não, no Centro da cidade mesmo e bairros considerados nobres”, relata um morador que prefere não se identificar por receio de represálias.

Morador há mais de 20 anos em Cabo Frio, ele afirma já ter visto a cidade em sua glória e agora não acredita no que encontra ao andar pelas ruas. “Já vi Cabo Frio ser um destino turístico disputado. Já vi a cidade até receber o título de Cidade Mais Limpa do Brasil, e hoje, passando pela rua em um dos principais bairros, que leva até a Praia do Forte, me deparo com ratos. Isso mesmo, ratos na rua. Não acreditei. A minha Cabo Frio está descuidada”.

O flagrante do morador foi na Rua Florisbela da Penha com a Rua Homero Fontoura, em um terreno baldio em frente ao número 51. Moradores dos prédios próximos ao local, considerados de alto nível, confirmam a situação. Ainda de acordo com eles, os ratos estariam até mesmo entrando nos prédios já.

Quem visitou Cabo Frio nos tempos de glória não reconhece a cidade hoje. Há poucos dias das eleições para a prefeitura, começaram operações tapa-buraco no Centro e em alguns bairros da cidade. A manutenção que deveria estar ocorrendo com frequência ao longo dos anos deixou a desejar e foi motivo de duras críticas ao longo do mandato. Com tão pouco tempo para as eleições, a escolha da prefeitura de realizar a operação apenas agora não passou despercebida pelos moradores, que pedem respeito.

“Como se não bastasse, a 45 do segundo tempo, o prefeito Dr. Adriano, que não fez nada pela cidade esse tempo todo, resolveu começar a tapar buracos. Mesmo que trabalhasse todos os dias, a cidade está tão esburacada que o prefeito não conseguiria tapar todos os buracos a eleição. É uma falta de respeito com a população. Nem mesmo a manutenção básica da cidade foi feita nesse governo, que dirá algo a mais”, relata mais um morador, visivelmente aborrecido com a situação em que a cidade se encontra.

Se no Centro e arredores, a situação se encontra difícil, no Segundo Distrito de Tamoios moradores se sentem abandonados pela prefeitura.

“Ficamos às vezes com lixo acumulado nas calçadas por dias a fio. É um mal cheiro que entra dentro da casa da gente. Sem contar nos insetos. Como atrai bichos…”, relata Dona Maria da Graça.

Não importa se passamos pelo Centro da cidade ou pelos bairros da periferia, a situação é a mesma. É lixo e pilhas de entulhos que se acumulam nas calçadas impossibilitando a passagem dos pedestres.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo