Esportes

Justiça mantém eleição para Comissão de Atletas suspensa

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) teve o seu pedido de recurso negado pela 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Dessa forma, a decisão tomada pela desembargadora Márcia Ferreira Alvarenga faz com que a eleição Comissão de Atletas da entidade (CACOB) permaneça suspensa no momento.

A desembargadora justifica a sua decisão baseada na recomendação do COI (Comitê Olímpico Internacional) de se ampliar os mandatos dos membros das Comissões de Atletas das confederações por conta da pandemia do covid-19.

Além disso, a decisão ressalta que manter a eleição para o CACOB neste ano feriria o próprio estatuto do  COB, que prevê em seu artigo 52 que os membros da Comissão de Atletas sejam definidos “no(s) mês(es) de realização dos Jogos Olímpicos de Verão”.

Entenda a polêmica

O imbróglio envolvendo o pleito se iniciou na última semana, quando a CBSk (Confederação Brasileira de Skate) entrou na Justiça contra o COB (Comitê Olímpico do Brasil) tentando adiar a eleição prevista inicialmente para ocorrer entre os dias 24 e 28 desse mês para 2021.

Na visão da entidade do skate, a eleição para a Comissão de atletas deveria ser adiada para o próximo ano já que o ciclo olímpico será encerrado apenas em 2021. Além disso a CBSk entende que os representantes das quatro modalidades estreantes em Tóquio (caratê, escalada, skate e surfe) e atletas que participarão dos Jogos pela primeira vez na capital japonesa serão prejudicados caso o pleito seja realizado ainda este ano.

Isso porquê o estatuto prevê que apenas os atletas olímpicos que tenham participado de pelo menos uma das últimas edições dos Jogos Olímpicos (Londres-2012, Sochi-2014, Rio-2016 e PyeongChang-2018) possam votar. Dessa forma a CBSk teve o seu pedido de suspensão da eleição aceito na última sexta-feira, pela 7ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca.

Inicialmente a eleição para a Comissão de atletas previa a participação de 64 candidatos, sendo 33 mulheres e 31 homens. Dentre os nomes concorrentes estavam 13 medalhistas olímpicos e atletas de 25 modalidades diferentes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo