Política

Com recorde de candidaturas na Região, Búzios tem 11 candidatos a Prefeito

O município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, conta, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 11 Candidatos a Prefeito nas Eleições Municipais deste ano. O número expressivo de postulantes à cadeira de Prefeito chama atenção e impressiona os moradores e eleitores buzianos que vão as urnas no próximo dia 15 de novembro. Conheça os candidatos que concorrem no pleito:

Alexandre Martins (REPUBLICANOS)

O empresário Alexandre de Oliveira Martins, de 49 anos, é candidato pelo partido Republicanos, dentro da coligação Governo Participativo (PMN / PV / REPUBLICANOS / PL / MDB). Ele é casado, pai e trabalhou por 20 anos no ramo da construção civil. O vice na chapa é o Miguel Pereira.

Na carreira política, Martins já foi vereador de 2005 a 2008, logo depois chegou a ser vice-prefeito de Búzios entre 2009 a 2012 e também passou pelas secretarias de saúde e administração da cidade.

“Não estou aqui por motivos pessoais. Estou aqui porque tem muita gente que acredita que é possível a mudança, que é possível ter uma cidade muito melhor. A gente sabe que eles vão ter duas coisas contra nós que são muita mais forte do que temos: a mentira e o dinheiro. Nós vamos com a verdade, com a força, a luta e a coragem”, disse Martins durante convenção que oficializou sua candidatura.

Comandante Serafim (PSD)

Jose Luiz Alves Serafim, mais conhecido como Comandante Serafim, tem 47 anos e concorre pelo Partido Social Democrático (PSD), na coligação A Reconstrução Começa Agora!!, que reúne as siglas PSD e Solidariedade. Dr. Adriano Machado foi escolhido vice na chapa.

Oficial da Marinha do Brasil, antigo delegado da Capitania dos Portos, Serafim é formado em pedagogia e pós-graduado em psicopedagogia, com uma vasta experiência em gestão pública, atuando em diversas áreas institucionais.

Henrique Gomes (PATRIOTA)

Natural de Campos dos Goytacazes, Henrique Gomes, de 62 anos, é vice-prefeito e concorre a prefeito pelo partido Patriota, sem coligação. Morador de Búzios há quase 40 anos, já trabalhou como pescador, vendedor de laticínios e como comerciante. Arilson Beca é o vice, formando uma chapa pura.

Foi vereador por três vezes e presidente da Câmara. Devido ao afastamento judicial do atual prefeito de suas funções administrativas, Henrique assumiu por duas vezes, em um breve período, como prefeito.

“Foi dada a largada. Com muita humildade eu digo que nesses dias que teremos pela frente, eu vou me empenhar em tentar provar pra você que faremos o máximo para que nossa cidade tenha de volta aquele brilho que só quem é Buziano de verdade conhece. Não tenho outra intenção senão a de ser um prefeito que vai somar junto a cada um de vocês”, disse.

João Carrilho (PRTB)

O radialista João Carrilho, 31 anos, concorre a prefeito pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, sem coligação. Carioca, Carrilho é advogado, especialista em direito público. Aos 19 anos, ele foi eleito vereador quando tinha 19 anos e, aos 21, já era presidente da Câmara Municipal. A professora Roseli Simas (PRTB) é a candidata a vice.

Joice Costa (PP)

Única mulher na disputa pela chefia do Paço Municipal, a vereadora Joice Costa, 44 anos, é candidata pelo Partido Progressista. Formada em Administração, ela tem no currículo a experiência que inclui três mandatos de vereadora. Em 2019, foi eleita presidente da Casa Legislativa em Armação dos Búzios. A comerciante Marilene de Azevedo Couto, foi indicada como candidata a vice-Prefeita.

Leandro (PDT)

O Policial Militar Leandro Alex, mais conhecido como Sargento Leandro do BOPE, de 41 anos, é candidato do Partido Democrático Trabalhista, na coligação A Força do Bem (PTB / PSC / DEM / PDT). Natural de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, Sargento Leandro conta com o apoio da vereadora e ex-candidata a deputada estadual Gladys Nunes. Para vice na chapa, o postulante conta com a jovem Débora Costa, filha de Gladys.

Prefeito Morel (PMB)

O fiscal Marcelo Morel, de 52 anos, concorre a prefeito pelo Partido da Mulher Brasileira, ao lado da vice Elisabeth da Silva, 42 anos. Natural do Rio de Janeiro, Morel veio para Búzios aos quatro anos de idade.

Funcionário público, o postulante atua como agente do Sistema Nacional de Meio Ambiente, aprovado por concurso, desde novembro de 2012. Nessa trajetória, assumiu diversas funções sempre ampliando sua área de atuação tanto por ser designado para funções de Chefia por passar do âmbito Municipal para o Estadual. Em 2019, foi Chefe do Parque Estadual Costa do Sol – parque que abrange áreas de sete Municípios, em seguida sendo promovido a Diretor Estadual de Biodiversidade e Unidades Protegidas, sendo responsável pela Política Estadual de Preservação do estado do Rio de Janeiro.

Em 2014, foi voluntário no Corpo de Guarda Vidas para o curso de resgate, onde era o aluno mais velho, servindo em Geribá e todos as praias de Búzios, realizando 32 socorros.

Em 2019, diante de chuvas torrenciais e Carapebus, durante o rompimento das barragens das águas, fechando as lagoas do Parque Nacional de Jurubatiba, Morel participou da coordenação da emergência ambiental que poluía com gigogas oito municípios da região.

Rubens Lopes (REDE)

O fotogáfo Rubens Lopes, mais conhecido como Rubinho, de 46 anos, é a posta do Rede Sustentabilidade para o pleito. Natural de Cabo Frio, Rubens administra uma página nas redes sociais que tem como objetivo mostrar as belezas de cidades da Região dos Lagos. A jornalista Simone Yukie é a escolhida para ser a vice na chapa.

Tolentino Reis (PODE)

O atleta e empresário Antônio Carlos Reis, o Tolentino Reis, de 44 anos, é o candidato do Podemos. De origem humilde, Tolentino é filho de Dalva, que era vendedora ambulante na Praia dos Ossos, e Edinaldo, jardineiro do Hotel Cabanas da Ogiva, que posteriormente se tornou sócio do hotel. Tolentino se dedicou ao esporte, tendo praticado as modalidades de boxe e MMA.

“Não quero o cargo de prefeito por vaidades pessoais ou jogos políticos. Quero ser prefeito pela necessidade que vejo de que Búzios precisa conquistar a sua verdadeira independência, precisa dar o seu grito de liberdade”, disse o candidato.

Tolentino conta com Gabriela Azevedo, de 37 anos, como vice-prefeita na chapa.

Tom Viana (PSL)

Candidato do Partido Social Liberal, Cleristom Viana da Silva, o Tom Viana, de 49 anos, é empresário, formado em administração de empresas e foi segundo-sargento da Polícia Militar. É casado e tem dois filhos.

“Búzios precisa retomar o caminho da economia, desenvolver novos postos de empregos, muito afetados por causa da pandemia. A cidade carece de uma gestão limpa, capaz de impulsionar o turismo, mas sem criar uma dependência em cima disto. Temos capacidade para atrair novos negócios para cidade “, afirmou Viana.

O analista de sistemas e servidor público do município André Castro foi definido como o vice na chapa.

Valdir Virgens (AVANTE)

O advogado Valdir Virgens, 54 anos, concorre a Prefeitura pelo partido Avante, com a cabista Meire Santos como vice na chapa. Em seu currículo, Valdir traz uma importante vitória em processo contra a Prolagos, empresa que administra o serviço de água e esgoto no município.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo