Política

Cláudia Vasconcellos lança pré-candidatura a deputada estadual

Com foco em programas sociais e combate à fome, a primeira-dama de Teresópolis reúne lideranças e consolida nome no Rio de Janeiro

A primeira-dama de Teresópolis, Cláudia Vasconcellos, lançou oficialmente sua pré-candidatura a deputada estadual pelo PSD. Durante o evento, seu discurso foi centrado em políticas sociais, no combate à fome e no fortalecimento da assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. O movimento político em torno do nome da pré-candidata ganhou força nos últimos dias com a adesão de lideranças de diferentes regiões do estado e o apoio público do prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos.

O encontro político reuniu representantes das regiões dos Lagos, Norte, Noroeste, Centro-Sul, Serrana, Costa Verde, Baixada Fluminense e Metropolitana. Entre os presentes estavam o líder político Tunico de Souza, o médico Dr. Francisco, Marcelo Garcia (assessor do deputado federal Murilo Gouveia), além de Evanderson e do cantor gospel Claudinho Marciel.

Cláudia Vasconcellos, esposa do prefeito Leonardo Vasconcellos, vem consolidando sua imagem ligada aos programas sociais implantados em Teresópolis, principalmente nas áreas de segurança alimentar, assistência às mulheres e acolhimento de famílias vulneráveis. Em entrevista concedida ao Tribunal dos Municípios, a pré-candidata afirmou que pretende ampliar para todo o estado as iniciativas desenvolvidas no município da Região Serrana.

“O Bebê a Bordo é um projeto que temos em Teresópolis, muito edificante, que transforma vidas. Toda mãe que ganha o seu filho na rede SUS tem direito a receber uma bolsa maternidade, e o carro do projeto leva a mãe em casa no dia da alta”, afirmou. Segundo Cláudia, o kit entregue às famílias possui cerca de 50 peças essenciais para os recém-nascidos. “Tudo o que o bebê e a mãe precisam para a maternidade. Ela vai para casa em paz porque sabe que adquiriu um material de qualidade, feito com amor e carinho para o seu filho”, disse.

A pré-candidata também ressaltou o caráter pessoal do projeto ao lembrar da própria experiência como mãe na rede pública. “Nasceu de mim. Eu também já tive filho pela rede SUS e sei o quanto as mães precisam de projetos como este”, declarou.

Outro programa que se tornou marca da gestão social da primeira-dama é o “Prato Cheio”, voltado à segurança alimentar. A iniciativa distribui legumes, verduras, ovos e cestas básicas para moradores cadastrados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“A fome ainda é algo que precisa ser pautado. Nós precisamos levar isso para a política”, afirmou Cláudia. “Política é transformação, é você ver que as coisas estão acontecendo na prática”.

Durante a entrevista, Cláudia contou que o programa nasceu de um desejo profundo de ajudar o próximo. “Eu pedi a Deus um projeto e sonhei que alimentava pessoas dentro de um ônibus”, relatou.

O prefeito Leonardo Vasconcellos também destacou o impacto social do projeto e afirmou que o programa une geração de renda e combate à insegurança alimentar. “O programa Prato Cheio foi desenvolvido pela minha esposa Cláudia. Nós compramos da agricultura familiar de mulheres e mães solo, que são o sustento da família, e distribuímos nas comunidades. Ajudamos de duas formas: compramos de quem produz e levamos o alimento para quem precisa”, afirmou o prefeito.

Leonardo relatou ainda episódios que revelam a dimensão social da iniciativa. “Uma senhora me disse que havia quatro anos não comia uma cenoura. Então, quando levamos o Prato Cheio, não levamos só arroz e feijão. Levamos verduras, legumes, frutas, ovos e dignidade”, declarou.

Cláudia também destacou sua atuação em parceria com programas estaduais, como o Café Popular e o RJ Alimenta, iniciativas voltadas à oferta de refeições de baixo custo. “Sabemos que o combate à fome é um trabalho diário e contínuo”, afirmou.

 

TRAJETÓRIA VOLTADA AO SOCIAL

Nascida em Teresópolis, Cláudia iniciou a vida profissional como costureira e posteriormente passou a atuar na área social. No serviço público, coordenou o programa Operação Trabalho, voltado à inclusão produtiva no município. Como presidente do Fundo de Solidariedade de Teresópolis, ampliou ações sociais e consolidou programas de acolhimento.

Ao justificar sua pretensão de colocar o nome  na disputa eleitoral, Cláudia afirmou que pretende transformar a experiência de Teresópolis em modelo para outras regiões do estado.

“Quero levar isso para as pessoas, para a população, transformar não só Teresópolis, mas também por todo o Estado”, declarou.

A pré-candidata também atribuiu o avanço dos projetos sociais ao alinhamento político com o prefeito Leonardo Vasconcelos.

“Sonhamos os mesmos sonhos, os mesmos projetos. É por isso que dá certo”, afirmou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo