
O novo Centro de Reabilitação e Fisioterapia Municipal Pastor José Ramalho, inaugurado no último sábado (6), já está em pleno funcionamento desde segunda-feira (8) e vem movimentando São Vicente com uma rotina intensa de atendimentos e avaliações. A unidade representa um avanço histórico para a saúde do 3º distrito, oferecendo uma estrutura moderna, climatizada, acessível e equipada para atender até 600 pacientes por mês.
O centro foi planejado para aproximar os serviços de fisioterapia e reabilitação dos moradores, eliminando a necessidade de deslocamentos para Sobradinho ou para o PAM. Agora, quem precisa de cuidados especializados encontra tudo perto de casa, com mais conforto, eficiência e qualidade.
A obra promoveu uma transformação completa no antigo prédio, incluindo demolição parcial, impermeabilização total, drenagem pluvial, correções estruturais e terraplanagem. A fachada em ACM e pele de vidro reforça o padrão contemporâneo adotado pela Prefeitura. Internamente, o espaço recebeu piso porcelanato, iluminação 100% LED, recepção moderna, banheiros adaptados e ambientes totalmente climatizados. A unidade conta ainda com sala de avaliação, área ampla de fisioterapia, massoterapia, administração, copa e DML.
O atendimento é realizado por uma equipe de três fisioterapeutas especializados em fisioterapia traumato-ortopédica, neurofuncional, reabilitação da coluna e fisioterapia oncológica para mulheres em tratamento de câncer de mama.
Desde a inauguração, moradoras de São Vicente como dona Loid de Oliveira Lage, de 76 anos, e dona Georgina Abrantes da Silva Cristo, de 81, têm comemorado a chegada da unidade pertinho de casa e praticidade em não ter que se deslocar mais para o centro de Araruama.
“Essa clínica vai mudar a minha vida. Eu não posso ir sozinha à Clínica do Idoso, e quando precisava ir, perdia quase o dia todo. Agora, aqui pertinho da minha casa, vou poder fazer minha fisioterapia sossegada, com mais tranquilidade e sem desgaste. para ir até o PAM. Agora vou poder fazer minha fisioterapia aqui, com mais tranquilidade e sem desgaste”, festejou dona Georgina, que sofre de artrose, problemas na coluna e já passou por cirurgia no joelho.
Dona Loid de Oliveira Lage, 76 anos, aposentada e moradora de São Vicente há mais de 30 anos, também comemorou a praticidade de finalmente ter o atendimento perto de casa. “Estou muito emocionada, a gente esperou muito tempo por um lugar assim. Agora não preciso mais pegar ônibus para tratar minha coluna. Está tudo pertinho de casa e muito bonito. Dá orgulho de ver”, afirmou, entusiasmada.
Já dona Alcirema Caetano de Oliveira, 70 anos, ficou encantada com a estrutura da clínica. “Tá tudo muito lindo. Tudo novinho, brilhando. Eu fico muito feliz em ver essas mudanças aqui em São Vicente. A gente merece”, ressaltou.
Durante a entrega oficial no último sábado, a prefeita Daniela Soares reforçou a importância estratégica do novo centro para a população de São Vicente. “Este é um equipamento moderno, bem estruturado e que atende a uma demanda histórica de São Vicente. Nosso compromisso é garantir que cada distrito de Araruama tenha acesso a serviços de qualidade. Aqui, as pessoas recebem cuidado de verdade, no momento certo e perto de casa”, destacou a prefeita.
O Centro de Reabilitação e Fisioterapia Pastor José Ramalho funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento mediante agendamento e encaminhamento médico.




