
Por
O Aeroporto de Vitória da Conquista se prepara para um aumento significativo no movimento de passageiros durante as festas de fim de ano. Entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, a expectativa é de atendimento a cerca de 25 mil pessoas, considerando embarques e desembarques.
O volume previsto representa crescimento de 89% em relação ao mesmo período do ano passado, quando passaram pelo terminal 13,2 mil viajantes.
De acordo com a Socicam, administradora do aeroporto, para dar conta da demanda, estão programados 170 voos operados por Azul, Gol e Latam Airlines. A oferta de operações será 71,72% maior que a registrada no fim de ano de 2024, quando o aeroporto recebeu 99 voos no intervalo equivalente.
O aumento está diretamente ligado à inclusão de mais opções de conectividade. Serão 80 voos extras no período: 64 adicionais da Gol e 16 da Latam Airlines, todos com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
De acordo com Ricardo Alves, gerente do Aeroporto de Vitória da Conquista, o reforço na malha aérea reforça o papel do equipamento na região. Ele destaca que o terminal tem condições de absorver o crescimento de forma contínua, atendendo tanto o fluxo de turismo e lazer quanto as viagens de negócios no sudoeste baiano e no norte de Minas Gerais.
A concessionária orienta que os passageiros realizem o check-in dentro do prazo estipulado pelas companhias aéreas e cheguem ao aeroporto com cerca de duas horas de antecedência em relação ao horário previsto do voo, para evitar filas e contratempos nos processos de embarque.
Com infraestrutura voltada ao atendimento regional, o Aeroporto de Vitória da Conquista – que leva o nome do cineasta Glauber Rocha – é hoje a principal porta de entrada aérea para o sudoeste da Bahia e o norte de Minas. Atualmente, o terminal conta com voos regulares da Gol e da Latam para Guarulhos (SP) e da Azul para Confins (MG) e Salvador (BA).
A unidade é administrada pela Socicam, empresa que atua na gestão de terminais de transporte em diferentes modais no país. Segundo a concessionária, seus empreendimentos atendem mensalmente mais de 130 milhões de pessoas em terminais rodoviários, urbanos, aeroportuários e portuários, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.



