O Programa Treinar para Salvar Vidas, iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, já é tanto sucesso que as vagas estão esgotadas para o próximo módulo do curso básico de Primeiros Socorros, que será realizado na quinta-feira (23). Os servidores lotaram o auditório da Casa, nesta terça (21), no treinamento oferecido em parceria com a Cruz Vermelha, que acontece das 8h às 17h.
O secretário de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, disse que todos os novos servidores convocados em concursos públicos passarão por essa capacitação durante o processo admissional. O objetivo é que eles aprendam como agir em casos de emergência, no trabalho ou em casa. O curso já formou algumas turmas e é ministrado pelo presidente da Cruz Vermelha no município, Marcos Bouchorny.
Os servidores aprovam a iniciativa. “Este curso é muito importante para nós, servidores, a fim de ficarmos preparados em caso de acidente no trabalho ou onde estivermos, afinal, nunca a gente sabe quando pode ocorrer um acidente”, destacou Bruno Ribeiro, servidor da Secretaria Municipal de Cultura. No curso houve momento de práticas de socorro e Bruno simulou atendimento ao colega Joventino da Conceição de Souza, do Sesmt.
“Não só para casos de acidente, mas alguém pode passar mal diante de nós. Os conhecimentos que adquirimos neste curso também servem para atendermos à população em momentos que exijam algum socorro básico”, acrescentou Joventino.
O curso mostrou como atender em casos de hemorragia, pressão arterial descompensada, como fazer curativos e outros. Para participar, os servidores interessados precisam se inscrever por meio de ofício da secretaria em que estão lotados. Bouchorny informou que os participantes recebem certificado com validade de dois anos e reconhecimento internacional.