Araruama: beleza e aventura em natureza exuberante
Conhecido pelas suas belezas naturais, o município de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, tem como trunfo águas calmas e bons ventos garantindo o título de melhor lugar para a prática esporte náutico como windsurf, vela e kitesurf. Banhada pela famosa lagoa de Araruama, maior laguna hipersalina do mundo, a cidade conta com 13 praias, além de duas praias oceânicas.
Para os que querem conhecer a história do lugar, a cidade tem um acervo arqueológico com peças da cultura indígena. O local também tem representantes da comunidade quilombola, formada por herdeiros dos negros que resistiram à escravidão nos quilombos. Outra atração é a Lagoa de Juturnaíba, que abastece a cidade.
Os bons ventos que sopram na região e a presença da lagoa que se estende por toda a cidade permitem a prática de windsurf, kitesurf e jet-ski. As práticas são realizadas nos 220 km de extensão da lagoa, considerada a segunda maior do país. Na cidade ficam situados alguns clubes de vela que fornecem os equipamentos, bem como algumas escolinhas que oferecem aulas para iniciantes. Vale a pena aderir à prática e se aproximar mais ainda da natureza de uma perspectiva diferente.
Outra forma de se aproximar mais ainda das belezas litorâneas é subir no mirante da Paz de Itatiquara que revela uma bela vista panorâmica não só de Araruama, mas também de parte de Cabo Frio e Saquarema. Do alto, é possível admirar a vegetação densa de restinga, as salinas, areias claras e o mar cristalino.
Praias
O cartão postal da cidade, a Lagoa de Araruama possui águas calmas e ventos fortes que recebem praticantes de esportes náuticos o ano todo. Além das 13 praias situadas às margens da lagoa, que contam com infraestrutura de calçadão e quiosques, também é possível banhar-se no Atlântico, visitando a praia de Massambaba e Praia Seca. Confira:
► Praia do Hospício
Rodeada por diversas árvores casuarinas e por belas casas de veraneio, a Praia do Hospício é uma praia lacustre, formada ao redor da Lagoa de Araruama, com extensão total de um pouco mais de 1 Km.
Com um mar limpo e de temperatura agradável, a Praia do Hospício é bastante apropriada para o banho de mar. Sua paisagem é completada pelas areias brancas, onde costumam esbalhados búzios e conchas.
► Praia da Pontinha
Continuação da Praia de Araruama, é uma das que fica mais próxima do centro da cidade. Com quase 1 km de extensão, é mais procurada por causa da sua lama medicinal, que é encontrada em alguns trechos da praia. Além da lama, muitos buscam a Praia da Pontinha, para se divertir com os esportes aquáticos.
► Praia das Bananeiras
Ótima opção para mergulhar, a praia fica a 7 km do centro de Araruama, no sentido para Cabo Frio. Com mais ou menos 1 km de extensão, a Praia das Bananeiras possui uma estreita faixa de areia, com águas mornas e tranquilas, o que atrai bastante visitantes.
Para quem gosta de admirar a paisagem, pode garantir uma bela, especialmente na orla, onde as casuarinas, árvores muito comuns na região, estão presentes. A Praia das Bananeiras ainda conta com um atracadouro, para quem desejar aproveitá-la de uma forma diferente.
► Praia das Espumas
Cercada por casarões de veraneio, a Praia das Espumas recebeu o nome, por causa da quantidade de sal da água que com o quebrar das ondas, provoca bastante espuma. Pequena, o local é o que de melhor se tem para fazer é andar de jet-ski ou praticar um esporte náutico, como a vela, por exemplo. Para quem deseja conhecer, a Praia das Espumas fica aproximadamente 8 km do centro da cidade.
► Praia de Iguabinha
A Praia de Iguabinha, também conhecida como Praia do Peró, é uma praia lacustre, formada às margens da Lagoa de Araruama. Com cerca de 2,5 Km de extensão, a Praia de Iguabinha é caracterizada pelo seu mar de águas cristalinas e de temperatura agradável.
Porém, grande parte da sua beleza vem da orla da praia, com áreas gramadas e ornamentadas por belas árvores, como grandes amendoeiras e casuarianas. Além disso, o por do sol na Praia de Iguabinha da um toque especial à paisagem.
A região da praia também apresenta boa infra-estrutura, contando inclusive com hotéis, bares e restaurantes próximos da praia, além das típicas casas de veraneio.
► Praia de Massambaba
Uma das poucas praias oceânicas de Araruama, encontra-se na Restinga de Massambaba, que separa o Oceanao da Lagoa de Araruama, por isso o nome. Está a 13kms do centro da cidade.
Suas águas frias e translúcidas atraem muitos jovens que gostam de surf, o esporte perfeito para se praticar nessa região. Além do surf, também é um ótimo lugar para a pesca de linha, para quem preferi algo com menos adrenalina.
Com 12 km de extensão, a Praia de Massambaba tem seus pontos de apoio nos rochedos que existem entre Cabo Frio e Saquarema.
► Praia do Barbudo
A Praia de Paraty também é popularmente conhecida como Praia do Barbudo, e é um prolongamento da Praia do Coqueiral. Possui areias brancas, águas calmas e uma área gramada em 250 metros de comprimento. Além disso, a praia do Barbudo oferece um parquinho para as crianças e um quiosque que costuma ser bem procurado por aqueles que gostam de saborear um petisco e curtir o agradável local.
► Praia do Areal
Também conhecida como Lagoa Azul, localiza-se 2 km do centro da cidade é uma praia para toda família aproveitar com tranquilidade. A Praia do Areal é bastante tranquila e rasa, por isso é muito bom para quem deseja levar as crianças para tomar um banho de mar. Os adultos também se divertem nessa praia, por ela ser calma, podem velejar ou alugar um caiaque e aproveitar o dia.
► Praia do Centro
Como o próprio nome já diz, encontra-se no centro de Araruama, fazendo limite com as praias do Hospício pela direita e da Pontinha pela esquerda.
Sua forma de uma pequena enseada,faz o turista sentir-se acolhido pela região, que busca entretê-lo de várias maneiras, como através de quadras de vôlei e futebol na areia. E com diversos quiosques ao longo de sua orla e uma ciclovia para quem deseja ver a praia de um outro jeito.
► Praia do Coqueiral
Fica distante 3.5 km do centro de Araruama, em direção de quem segue a Cabo Frio. Com 1.5km de extensão, a Praia do Coqueiral é muito procurada para banhos, por causa de suas águas que costumam estar sempre mornas. Além do mar agradável, a orla da praia também atrai visitantes, ao longo dela existem vários coqueiros que dão um toque único a região.
Quem for conhecer a praia, ainda pode sentar num dos quiosques, bares ou restaurantes que estão sempre dispostos a atender os frequentadores da melhor forma possível.
► Praia do Vargas
Distante 14kms do centro de Araruama, encontra-se na região da Restinga de Massambaba. A Praia do Vargas, um prolongamento da Praia de Massambaba, é um ótimo lugar para os adeptos do surf, em função das fortes ondas que permitem a prática do esporte e também, é o lugar perfeito para quem gosta de pescar.
► Praia dos Amores
Localiza-se a 2kms do centro da cidade, atrás do Clube Náutico, é a praia mais procurada de Araruama, especialmente pelos jovens. Localizada as margens da lagoa, a praia tem uma enorme quantidade de quiosques e barracas, para atender os visitantes. Além de aproveitar o que tem ao longo da orla, a dica é também se divertir na água, praticando esportes náuticos.
► Praia Novo Horizonte
Com estreita faixa de areia, a Praia Novo Horizonte tem 1.5km de extensão. Suas águas são bastante salgadas e menos profundas do que é comum para as praias. O lazer nessa área fica na prática de esportes náuticos e até mesmo de esportes na areia, como o vôlei de praia. Já quem preferir, pode simplesmente sentar em um dos quiosques do local e apreciar a orla cercada por amendoeiras.
► Praia de Dentinho
Praia localizada entre Saquarema e Araruama, de grande extensão, com larga faixa de areia branca, clara e fina, com mar de águas limpas, transparentes e cor que vai do azul ao verde. Os turistas encontram neste local total liberdade e tranquilidade, para aproveitarem um bom banho de sol e mar.
A ‘Cancum brasileira’
Quem realmente quer conhecer Araruama precisa visitar a Praia Seca. Conhecida como a “Cancum Brasileira”, Praia Seca, quarto distrito de Araruama, fascina pelas dunas de areia branquíssima e pelas fortes ondas de suas praias, ideais para quem curte a prática de surf. A Praia do Tomé é a praia mais conhecida ao sul da lagoa. Distante 21 km do centro de Araruama, é excelente para a prática de todos os esportes náuticos. Seu acesso é feito pela Estrada de Praia Seca (RJ 132), cuja confluência é feita no km 76 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106).
Fazendas Históricas
Na época do Império, Araruama possuía importantes fazendas de plantação de café e cana para o fabrico do açúcar e aguardente, mas a partir de 1888, com a abolição da escravatura foram entrando em declínio. A produção destas fazendas encontrava escoadora na Lagoa de Araruama e Rio São João. Existiam portos de embarque em Ponte dos Leites e Iguaba Grande, na Lagoa de Araruama, Soubara e Porto Alegre no Rio São João, de onde partiam as mercadorias para Cabo Frio e Rio de Janeiro.
As fazendas Aurora, Monte Belo, Tiririca, Capitão Francisco Leite, Parati, entre outras são algumas das antigas fazendas, que se destacaram pela importância no desenvolvimento econômico da região.
Museu Arqueológico de Araruama
A cidade de Araruama possui um importante patrimônio arqueológico, constituído por cerca de 20 sítios cadastrados. Com o objetivo de resgatar a valorização da cultura das populações pré-coloniais, e de divulgar esse patrimônio histórico foi inaugurado o Museu Arqueológico de Araruama.
Uma instituição municipal, fundada em abril de 2006, situada na sede da Fazenda Aurora, prédio este tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, de características neoclássicas datado de 1862, o Museu conta, por meio de artefatos encontrados nos sítios arqueológicos de Araruama, a história da ocupação da Região dos Lagos, sobretudo, a vida e o legado dos índios Tupinambás.
São urnas funerárias, louças, peças em cerâmica e utensílios diversos, além de pinturas restauradas. Painéis informativos reforçam o aprendizado e funcionários e estagiários oferecem auxílio aos visitantes que buscam informações complementares.
Além das peças de valor histórico, a estrutura do Museu inclui biblioteca virtual, biblioteca específica sobre a cultura Tupinambá e salão de exposições temporárias.