
A Operação Barricada Zero entra na segunda semana de ações e amplia o mapa de atuação na Região Metropolitana. Nesta segunda-feira (1º/12), equipes do Governo do Estado seguem nas ruas para retirar barricadas em comunidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Duque de Caxias, além de manter o trabalho nas áreas onde a ofensiva começou na semana passada.
O objetivo declarado é liberar vias hoje controladas por grupos criminosos, restabelecer a circulação dos moradores e permitir a retomada de serviços públicos, como coleta de lixo, transporte, saúde e educação.
“Nós não recuaremos. Não vamos permitir que o narcoterrorismo avance e deixe o cidadão de bem acuado. Seguiremos trabalhando até não existir mais nenhum bloqueio ilegal que impeça os moradores de circularem livremente por suas comunidades. Nosso compromisso é para que as pessoas tenham acesso aos serviços públicos e não vivam amedrontados”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a operação reúne diferentes forças de segurança do Estado. As equipes atuam todos os dias na desobstrução de vias bloqueadas e na recuperação de trechos de asfalto danificados. Máquinas como retroescavadeiras e rompedores hidráulicos são usadas para remover estruturas de concreto, trilhos e entulhos instalados pelo crime organizado.
Nesta segunda-feira (1º/12), os pontos de atuação da Operação Barricada Zero são:
Rio de Janeiro
- Comunidades da Quitanda, Pedreira e Lagartixa
Duque de Caxias
- Campos Elíseos – Entorno de Ana Clara
- Saracuruna – Comunidades do Cangulo, Rasta e Coréia
São João de Meriti
- Comunidade Vila Ruth
São Gonçalo
- Jardim Catarina




