Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima sexta-feira (5), a Prefeitura de Rio das Ostras reformou a sede da Base do Centro de Defesa Ambiental (CDA). O imóvel fica situado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry, na Avenida Brasília, no Jardim Bela Vista.
Desde a sua criação, a Guarda Ambiental sempre foi parceira da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do Município. No dia 28 de dezembro de 2018 (Lei Complementar nº 062/2018), passou a integrar oficialmente a estrutura da Secretaria.
Um dos objetivos da reforma foi melhorar as condições de trabalho e elevar a autoestima dos servidores e ainda criar um espaço de atendimento aos frequentadores da Lagoa de Iriry.
FUNÇÕES – A Guarda Ambiental tem por objetivo zelar pelo patrimônio público municipal. Os Guardas Civis Municipais lotados no Centro de Defesa Ambiental realizam a vigilância e fiscalização das áreas ambientais quando são ordenados pela autoridade ambiental, coordenam e orientam a vigilância das florestas, da fauna aquática e silvestre e das unidades de conservação.
Em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Estado, estes servidores também fazem a execução das atividades de prevenção e controle florestais, os serviços de guarda-vidas nas praias, rios e lagoas do Município, a cargo da Divisão Aquática.