Esportes

Taça Verão de Futebol de Amputados é sucesso em Rio das Ostras

Um grande sucesso. Assim os organizadores definiram a Taça Verão de Futebol de Amputados de Rio das Ostras, realizada no último final de semana, na quadra do Centro Esportivo Chico Leite, na localidade do Village.

A equipe principal da Assama (Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá/PR) foi a grande vencedora do torneio, com o FARO (Futebol de Amputados de Rio das Ostras) conquistando a segunda colocação. Também participaram o segundo time da ASSAMA e a equipe da AMDA (Associação Mineira do desporto para amputados).

A Taça Verão foi definida em seis partidas. No sábado pela manhã, a ASSAMA (A) venceu o FARO por 3 a 0, enquanto a AMDA fez 3 a 0 na equipe da ASSAMA (B). Na parte da tarde, a equipe riostrense venceu a AMDA por 5 a 1, enquanto a equipe A da ASSAMA bateu a equipe B por 7 a 1.

No domingo foram definidos os vencedores dos confrontos finais. Na decisão do terceiro lugar a equipe da ASSAMA (B) bateu a AMDA por 3 a 2. Os paranaenses da ASSAMA (A) venceram o FARO por 3 a 0, definindo o torneio.

INCLUSÃO SOCIAL E RESGATE DO CIDADÃO – Para Ademir Cruz, Presidente da Associação Brasileira do Desporto para o Deficiente Físico (ABDF), a realização da Taça Verão reforça a certeza de que a equipe de Rio das Ostras, apesar do pouco tempo de formada, está entre as melhores do país e pode se destacar no cenário nacional do esporte.

“No Brasil temos cerca de 25 equipes de Futebol de Amputados e é muito bom ver a categoria crescer, não só aqui em Rio das Ostras mas em todo o Brasil. Esta é uma questão de inclusão social, de resgatar e reinserir o cidadão. Este é o nosso trabalho”, lembrou Ademir.

Angel Morote, Presidente do Futebol de Amputados de Rio das Ostras (FARO),  destacou o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e da Subsecretaria de Esporte e Lazer para o sucesso do torneio.  Para ele a Taça Verão será motivação para que novos integrantes sejam inseridos no futebol de amputados do município. “Estamos falando de inclusão social, de resgate de pessoas com deficiências que podem estar aqui conosco”, disse Morote.

Para Fabio Pereira, o “Fabinho do Esporte”, é importante destacar todo o trabalho da equipe da Subsecretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras, que se mobilizou para a realização da Taça Verão.  Ele acrescenta que a equipe local da categoria também deve ser citada pela luta e determinação em participar da formatação do torneio e mostrar que mesmo em um período tão complicado de pandemia é possível realizar com sucesso um evento esportivo de nível nacional.

Responsável pela programação do esporte de Rio das Ostras, Alberto Moreira Jorge, o “Betinho”, fez questão de agradecer a presença de grandes equipes do futebol de amputados do país, vindos do Paraná e Minas Gerais.

“Com a pandemia os desafios de se organizar um evento deste porte se tornaram ainda maiores. Por isto mesmo estou tão feliz em ver o sucesso da Taça. Nossos parabéns a ASSAMA pelo título e pelo vice-campeonato da equipe de Rio das Ostras. Tenho certeza de que este será apenas o primeiro de muitos outros torneios que virão para nossa cidade, tornando-a ainda mais conhecida em todo o país” acrescentou Betinho.

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo