Vanessa Campos
No próximo dia 22 de agosto (sábado), a Prefeitura de Cabo Frio realiza mais uma edição do evento “Emprego Já Inclusivo”, que tem como objetivo inserir pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho, por meio do cadastro simples e rápido para oportunidades oferecidas em diversos setores. A iniciativa, cuja primeira edição foi promovida em setembro de 2025, acontecerá na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cabo Frio, em São Cristóvão, das 9h às 12h.
Diversas empresas parceiras confirmaram presença na ação, dentre elas: Salineira, Supermercado Carone, Esaero Airports, Universidade Estácio de Sá, Supermarket e MC Donald ‘s. Interessados devem comparecer ao local munidos de currículo e documentos de identificação (RG e CPF). Também haverá equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no evento para auxiliar pessoas com dificuldade de elaborar o documento de histórico profissional.
A proposta do evento é oferecer uma programação variada, durante todo o dia. Além da captação de currículos, haverá:
- palestra sobre inclusão e empregabilidade
- atendimento individualizado com advogados e assistentes sociais
- orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- depoimentos acerca da experiência e dos desafios enfrentados por profissionais já inseridos no mercado de trabalho
Segundo a supervisora do programa municipal “Emprego Já”, Ana Karoline Mello Lemos, promover a inclusão de pessoas PCDs e TEA no mercado de trabalho, aproximando candidatos e empresas e incentivando a conscientização sobre a importância da inclusão no mercado de trabalho será o grande objetivo do evento:
“Inclusão e empregabilidade são dois movimentos que queremos ampliar com o ‘Emprego Já Inclusivo’. Preparamos uma programação voltada para gerar oportunidades de trabalho, mas, acima de tudo, conectar candidatos e empresas e oferecer orientação para pessoas com deficiência e TEA que estão em busca de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Além disso, a expectativa é ampliar o banco de dados do Programa ‘Emprego Já’ com foco em diversidade, engajar empresas locais e fortalecer as políticas públicas de inclusão no município”, disse ela.

SERVIÇO
Evento “Emprego Já Inclusivo”
Data: 22 de agosto de 2026 (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: APAE de Cabo Frio fica – Avenida Joaquim Nogueira, 571, bairro São Cristóvão
Evento gratuito aberto à população em geral.





