DestaquePolícia

Polícia Civil RJ participa de operação contra organização criminosa que invadia sistemas públicos para aplicar golpes com veículos clonados

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) prenderam, na quarta-feira (07), em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, um dos principais alvos de uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O homem é acusado de invadir o sistema Gov.br para falsificar documentos veiculares e viabilizar a venda de carros clonados.
A prisão foi realizada durante a “Operação Krypteia”, que teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em estelionato, falsificação de documentos, adulteração de veículos e lavagem de dinheiro. No total, foram expedidos 22 mandados de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão, cumpridos em dez cidades dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo as investigações, o grupo adquiria veículos roubados ou furtados, que passavam por um processo de clonagem. Com os dados de um veículo regular, o suspeito preso pela DRCI acessava indevidamente contas do Gov.br, obtendo a documentação necessária para realizar a transferência falsa dos automóveis.
Os veículos, com aparência legal, eram anunciados em plataformas de compra e venda por valores abaixo dos praticadoa no mercado. As vítimas, atraídas pela oferta, efetuavam a compra e só descobriam a fraude ao tentar regularizar o carro. Nesse momento, os valores já haviam sido distribuídos por meio de contas de terceiros e empresas de fachada, dificultando o rastreamento dos recursos.

Botão Voltar ao topo