CidadesDestaque

Parque Nacional do Itatiaia reabre com medidas de segurança

O Parque Nacional do Itatiaia vai voltar a receber visitantes a partir da próxima quarta-feira (5). A reabertura será gradual e precisará obedecer medidas de segurança para o enfrentamento do novo coronavírus.

A decisão foi anunciada no Diário Oficial da União na quarta-feira (29). O documento foi assinado por Homero de Giorge Cerqueira, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque.

Funcionários e visitantes precisarão respeitar novas regras que vão mudar a rotina do parque. Para ajudar neste período de adaptação, os espaços vão receber adequações, como placas de sinalização com orientações e estruturas que disponibilizam materiais de higiene.

Neste primeiro momento, apenas a parte baixa do parque estará à disposição dos turistas. As principais atrações são a Piscina do Maromba, as cachoeiras Véu da Noiva e Itaporani, a Pedra da Fundação, o Centro de Visitantes, o Mirante do Último Adeus, a Trilha dos Três Picos e o Lago Azul.

No entanto, o banho em cachoeiras, rios, duchas coletivas e lagoas seguirá proibido. Em locais fechados, como restaurantes e museus, portas e janelas precisam ser mantidas abertas para circulação do ar.

Os atrativos turísticos que poderão ser visitados são os localizados apenas no estado do Rio de Janeiro — em Minas Gerais, vigora um decreto mais restritivo que não permite a atividade turística.

Além das medidas de segurança que deverão adotadas, o número de visitantes ficará limitado a 40% da capacidade. A direção do parque aconselha que os ingressos sejam comprados pela internet, para que sejam evitadas aglomerações.

Por conta da pandemia, todas as atividades turísticas do Parque Nacional do Itatiaia foram interrompidas no dia 17 de março. Segundo a direção do parque, não há previsão de quando a parte alta vai voltar a receber visitantes.

Confira as novas regras de visitação:

  • Uso de máscara em todo parque;
  • Manter o distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa;
  • Uso de álcool e álcool gel para limpeza de objetos e das mãos;
  • Equipamentos de proteção individual compartilhados só podem ser usados após desinfecção;
  • Mesas e cadeiras precisam ser mantidas com isolamento de dois metros e higienizadas antes do uso;
  • Jornais, revistas, panfletos e livros dos locais devem ser removidos para evitar a transmissão do vírus;
  • Transportes terrestres e aquaviário de visitantes devem priorizar a ventilação natural e, ao final de cada viagem, ser desinfectados;
  • Respeitar a capacidade de lotação e evitar aglomerações.

Destino de 100 mil visitantes por ano

O Parque Nacional do Itatiaia existe desde 1937 e fica na Serra da Mantiqueira, localizado entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa de São Paulo.

A reserva tem 30 mil hectares de área – que equivalem a 30 mil campos de futebol – e abriga 1,5 mil espécies de plantas e 400 de animais. Além disso, o Pico das Agulhas Negras, quinto ponto mais elevado do Brasil e o maior do estado do Rio, está no parque, com altitude de 2.791m.

Em períodos normais, a reserva costuma receber de 100 mil turistas por ano.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo