Rio de Janeiro

Lama ou poeira: moradores de ruas no bairro de Cosmos esperam por asfalto há quase 10 anos

A falta de asfalto expõe outras demandas. O saneamento básico da região também é precário. Muitas vezes, quando chove, a lama formada por água e terra se mistura ao esgoto que corre a céu aberto. Prefeitura prometeu início da obra em 2018, após fazer um estudo em 2016

Por Felipe Lucena
Quem sai da estação de trem Cosmos, no bairro de mesmo nome localizado na Zona Oeste da cidade do Rio, e caminha pouco mais de um quilômetro até a Rua Icurana enxerga o início da via asfaltado – como deve ser. No entanto, adentando o caminho a situação que se vê é outra.

No final da Icurana, na localidade conhecida como Costa do Villar, quando está calor a população precisa conviver com a poeira. Em dias de chuva, o problema é a lama. Isso porque não há asfalto na região, incluindo ruas adjacentes, mesmo com uma promessa da Prefeitura do Rio, que garantiu que começaria a resolver a situação em 2018.

“Tem essa promessa antiga. Sempre vem uma nova promessa de que vão resolver e nunca resolvem. Enquanto isso, a população sofre. Não entra ambulância, carro de aplicativo, ônibus. É muito injusto com a gente”, conta o morador Carlos Alberto.

Dilson Arena, presidente de uma associação de moradores da região, fala sobre outras dificuldades de viver em ruas não asfaltadas: “Temos cadeirantes, acamados, mães com crianças pequenas morando por aqui. Fica muito difícil para essas pessoas, e para as outras também, terem uma rotina tranquila desse jeito“.

Dilson também comenta sobre as promessas feitas pela Prefeitura do Rio: “Em 2016, Eduardo Paes teve aqui, fez o paliativo, prometeu que começaria as obras em 2018 e até agora nada. Eu entreguei esse ofício na mão do prefeito duas vezes. Nunca mais deram retorno para nós“.

A falta de asfalto expõe outras demandas. O saneamento básico da região também é precário. Muitas vezes, quando chove, a lama formada por água e terra se mistura ao esgoto que corre a céu aberto.

Esgoto a céu aberto na região

 

Temos crianças e idosos aqui respirando, vivendo, perto dessas valas, pisando nesse esgoto e pegando doenças de pele“, lamenta Dilson Arena.

Procurada pela reportagem do DIÁRIO DO RIO para comentar o problema, a Prefeitura respondeu que “a Subprefeitura da Zona Oeste II vai enviar uma equipe ao local para fazer uma vistoria técnica no trecho final da Rua Icurana, com o objetivo de avaliar a possibilidade de atendimento.

É importante destacar que o licenciamento solicitado pela Rio+ Saneamento foi concedido em novembro pela Secretaria de Conservação, permitindo a instalação de um 

equipamento

 de reforço (booster) na região. O dispositivo já foi instalado, etapa fundamental para que a concessionária possa dar continuidade às intervenções de rede.

A Prefeitura do Rio tem garantido investimentos em infraestrutura no bairro, impactando a realidade de milhares de famílias da região. Já são mais de 40 ruas, atendidas com serviços de drenagem, pavimentação, áreas e equipamentos de lazer:

– Comunidade 29 de Março: Inaugurada em junho de 2024, recebeu a revitalização de 12 ruas com nova drenagem, saneamento, pavimentação, além de uma praça totalmente reformada com equipamentos de lazer.

– Comunidade Nova Conquista: Intervenções em 20 ruas e travessas, com entregas iniciadas em novembro de 2023.

– Caminho do Tutóia: Estão em andamento obras em oito logradouros (incluindo as ruas Umbará e Ladário), totalizando mais de 14 mil metros quadrados de área contemplada com asfalto liso, redes de água potável e esgoto.

 

Fonte  https://diariodorio.com/lama-ou-poeira-moradores-de-rua-no-bairro-de-cosmos-esperam-por-asfalto-ha-quase-10-anos/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo