
No final da Icurana, na localidade conhecida como Costa do Villar, quando está calor a população precisa conviver com a poeira. Em dias de chuva, o problema é a lama. Isso porque não há asfalto na região, incluindo ruas adjacentes, mesmo com uma promessa da Prefeitura do Rio, que garantiu que começaria a resolver a situação em 2018.
“Tem essa promessa antiga. Sempre vem uma nova promessa de que vão resolver e nunca resolvem. Enquanto isso, a população sofre. Não entra ambulância, carro de aplicativo, ônibus. É muito injusto com a gente”, conta o morador Carlos Alberto.
Dilson Arena, presidente de uma associação de moradores da região, fala sobre outras dificuldades de viver em ruas não asfaltadas: “Temos cadeirantes, acamados, mães com crianças pequenas morando por aqui. Fica muito difícil para essas pessoas, e para as outras também, terem uma rotina tranquila desse jeito“.
Dilson também comenta sobre as promessas feitas pela Prefeitura do Rio: “Em 2016, Eduardo Paes teve aqui, fez o paliativo, prometeu que começaria as obras em 2018 e até agora nada. Eu entreguei esse ofício na mão do prefeito duas vezes. Nunca mais deram retorno para nós“.
A falta de asfalto expõe outras demandas. O saneamento básico da região também é precário. Muitas vezes, quando chove, a lama formada por água e terra se mistura ao esgoto que corre a céu aberto.
Esgoto a céu aberto na região
“Temos crianças e idosos aqui respirando, vivendo, perto dessas valas, pisando nesse esgoto e pegando doenças de pele“, lamenta Dilson Arena.
Procurada pela reportagem do DIÁRIO DO RIO para comentar o problema, a Prefeitura respondeu que “a Subprefeitura da Zona Oeste II vai enviar uma equipe ao local para fazer uma vistoria técnica no trecho final da Rua Icurana, com o objetivo de avaliar a possibilidade de atendimento.
É importante destacar que o licenciamento solicitado pela Rio+ Saneamento foi concedido em novembro pela Secretaria de Conservação, permitindo a instalação de um
de reforço (booster) na região. O dispositivo já foi instalado, etapa fundamental para que a concessionária possa dar continuidade às intervenções de rede.
A Prefeitura do Rio tem garantido investimentos em infraestrutura no bairro, impactando a realidade de milhares de famílias da região. Já são mais de 40 ruas, atendidas com serviços de drenagem, pavimentação, áreas e equipamentos de lazer:
– Comunidade 29 de Março: Inaugurada em junho de 2024, recebeu a revitalização de 12 ruas com nova drenagem, saneamento, pavimentação, além de uma praça totalmente reformada com equipamentos de lazer.
– Comunidade Nova Conquista: Intervenções em 20 ruas e travessas, com entregas iniciadas em novembro de 2023.
– Caminho do Tutóia: Estão em andamento obras em oito logradouros (incluindo as ruas Umbará e Ladário), totalizando mais de 14 mil metros quadrados de área contemplada com asfalto liso, redes de água potável e esgoto.




