
A Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (30/07), às 19h, para um concerto inteiramente dedicado a Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos compositores mais marcantes do romantismo russo. A apresentação será regida por ninguém menos que Isaac Karabtchevsky, maestro de carreira internacional e referência absoluta da música sinfônica brasileira. Ao seu lado, o pianista Cristian Budu, um dos nomes mais respeitados da cena contemporânea.
No programa, duas obras-primas do repertório romântico: o Concerto para piano e orquestra nº 1 em si bemol menor, op. 23, com sua carga lírica e intensidade arrebatadora, e a imponente Sinfonia nº 5 em mi menor, op. 64, cuja dramaticidade e vigor consolidaram Tchaikovsky como mestre da emoção orquestral.
“A criação de um Festival Tchaikovsky nos permite apresentar duas obras que, embora próximas no tempo, revelam inovações significativas… Ambas pertencem à fase mais madura do compositor e expressam sua linguagem fluente e expansiva”, comenta o maestro Isaac Karabtchevsky.
“Este concerto celebra duas das mais emblemáticas obras de Tchaikovsky, cuja música arrebata até os que a ouvem pela primeira vez… Também homenageia dois patrimônios musicais: o maestro Karabtchevsky e a Orquestra Petrobras Sinfônica”, destaca o pianista Cristian Budu.
A apresentação faz parte do compromisso da Petrobras Sinfônica em ampliar o acesso à música de concerto e aproximar o público de experiências transformadoras com grandes nomes da cena nacional e internacional.
Data: 30 de julho de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Mais informações e ingressos: petrobrasinfonica.com.br
Programa Completo
TCHAIKOVSKY – Concerto para piano e orquestra nº 1
- I. Allegro non troppo e molto maestoso
- II. Andantino semplice
- III. Allegro con fuoco
TCHAIKOVSKY – Sinfonia nº 5 em mi menor
- I. Andante – Allegro con anima
- II. Andante cantabile, con alcuna licenza
- III. Valsa: Moderato
- IV. Finale: Andante maestoso – Allegro vivace




