
Por Khauan Wood, da CNN Brasil*, em São Paulo
De acordo com o Corpo de Bombeiros da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), o sociólogo José Álvaro Moisés, de 81 anos, conhecido como um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores), morreu por um mal súbito e não de afogamento. O caso ocorreu na última sexta-feira (13), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
Segundo o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), a vítima estava na água, quando foi acometida pelo mal súbito, o que fez com que não fosse classificado como afogamento.
Segundo a corporação, ele foi localizado desacordado já na faixa de areia da praia.
As equipes de resgate iniciaram tentativas de reanimação ainda na praia, mas, apesar da continuidade dos procedimentos, a morte foi confirmada no próprio local. Em seguida, o corpo foi encaminhado aos serviços funerários.
Quem foi José Álvaro Moisés?
Moisés integrou o grupo de intelectuais que participou da criação do PT, no início da década de 1980, ao lado dos metalúrgicos do ABC liderados por Luiz Inácio Lula da Silva.
Sociólogo, foi professor titular de Ciência Política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e também dirigiu o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo.
Além da atuação acadêmica, exercia a função de coordenador de formulação política do Fórum Direitos Já, que reúne lideranças políticas e intelectuais.
O velório ocorreu no domingo (15), no Salão Nobre do Prédio da Administração da FFLCH, na Cidade Universitária, no Butantã, zona oeste de São Paulo.
*Sob supervisão de Tonny Aranha




