CidadesDestaque

PROJETO PATROCINADO PELA ENEL RIO APRESENTA III MOSTRA ENERGIA PARA TRANSFORMAR EM ITABORAÍ

Evento celebra formatura dos cursos realizados no primeiro semestre de 2023 e um resultado de 35% de inserção de alunos no mercado de trabalho ao longo de dois anos;

Inscrições para o próximo ciclo de formação estão abertas até o dia 10 de junho.

O projeto Casa Escola de Arte e Tecnologia (CEAT) -patrocinado pela Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o apoio da Escola da Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – apresenta na sexta-feira (02), em Itaboraí, a III Mostra Energia para Transformar. O evento celebrará também a formatura dos alunos que participaram dos cursos promovidos no primeiro semestre, com exposição de trabalhos realizados durante as formações em Artes, Tecnologias e Gastronomia. A III Mostra Energia para Transformar recebe os visitantes na Avenida 22 de Maio, 3677, no Outeiro da Pedras, a partir das 17h.

As inscrições para as próximas turmas estão abertas até o dia 10 de junho. Há 440 vagas disponíveis para cursos de dança, música, teatro, capoeira e temas relacionados ao universo digital (animação, games, design gráfico, criação e edição de vídeos). As aulas iniciam no próximo dia 13 e se estendem até outubro. Para se inscrever, basta acessar www.energiaceat.com.br.

O projeto, que entra em seu quarto e último ciclo, promove cursos e atividades educativas gratuitas, com programação para toda família, além de eventos culturais. Cada ciclo de formação ocorre em um período de cinco meses. Os cursos e as atividades curriculares oferecidos pelo CEAT são realizados em quatro espaços: biblioteca, midiateca e palco; cozinha industrial; sala multiuso para formações nas áreas de Artes e Expressões e laboratório para cursos de Artes Técnicas.

 

Formação e cultura para mais de 2,8 mil pessoas

Nos últimos dois anos, o projeto ofereceu 19 cursos gratuitos à população de Itaboraí, que levaram formação para 867 pessoas. Além dos cursos, em torno de 2 mil jovens e crianças participaram de atividades educativas. A implantação do projeto proporcionou também a abertura de 50 postos de trabalho para equipe técnica, gerencial, educativa e instrutores.

De acordo com o diretor do projeto, Thiago Ramires, ao longo dos dois anos, o CEAT levou à inserção de 35% dos alunos no mercado de trabalho formal ou informal e se tornou um ponto de convergência na cidade de Itaboraí. “Além de capacitar centenas de pessoas nas áreas de artes, tecnologia e gastronomia, o projeto reúne famílias para os pequenos espetáculos e contações de histórias. O CEAT é um lugar acolhedor, que cria um senso de pertencimento”, ressalta Thiago.

Para Giselle Garcia, coordenadora de Eventos da Enel, é gratificante ver tantas pessoas sendo beneficiadas por cursos gratuitos, inclusive profissionalizantes, e boa parte delas já empregadas. “Temos presenciado verdadeiras transformações na vida de alunos, que puderam conquistar seus empregos graças ao projeto”, comenta.

A pizzaiola Rayssa da Silva Rodrigues, de 20 anos, que depois do curso do CEAT assumiu a cozinha de uma pizzaria de Itaboraí e se tornou também instrutora nesta área, é uma destas pessoas. A oportunidade de estudar gratuitamente e sair preparada para exercer uma profissão motivou a inscrição no curso. E o talento para pizzaiola foi aflorando durante as aulas. “A dinâmica do curso fez toda a diferença no meu desenvolvimento, principalmente porque expandiu muito o meu conceito sobre ser pizzaiola. Comecei a praticar em casa tudo o que estava aprendendo e vender bandejas de mini pizzas”, conta.

Neste contexto, Rayssa percebeu que realmente gostava do que estava praticando e queria se especializar mais. “Após o curso, fui convidada para trabalhar em uma pizzaria da cidade e tive a oportunidade de me tornar também instrutora no CEAT. O projeto, segundo ela, tem sido um divisor de águas na vida de quem quer se profissionalizar e empreender. “É muito bom ver meus alunos conseguindo trilhar o mesmo caminho que percorri. A minha trajetória tem mostrado que é possível iniciar uma carreira e crescer a partir de um dos cursos do CEAT”, acrescenta Rayssa.

Cursos disponíveis

Sala Multiuso

Coral (terças) – Turmas a partir de 10 anos

Violão (quartas) – Turmas a partir de 10 anos

Dança de Salão (quintas) – Turmas a partir de 16 anos

Balé (sextas) – Turmas de 3 a 6 anos, 7 a 10 anos e a partir de 10 anos

Dança Urbana (sábados) – Turmas a partir de 10 anos

Capoeira (terças ou quartas) – Turmas de 6 a 14 anos e a partir de 15 anos

Teatro (quintas ou sextas) – Turmas a partir de 10 anos

Laboratório

Animação Digital (terças e sábados) – A partir de 12 anos

Criação de Games (terças e sábados) – A partir de 12 anos

Edição de Imagens (terças e quintas) – A partir de 12 anos

Youtuber (quartas e quintas) – A partir de 12 anos

Design Gráfico (quartas e quintas) – A partir de 12 anos

Edição de Vídeo (quartas e sextas) – A partir de 12 anos

 

Serviço

A III Mostra Energia para Transformar

Data: 2 de junho

Horário: A partir das 17h

Local: Avenida 22 de Maio, 3677, Outeiro da Pedras

 

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo