Variedades

Fique de Olho

Concurso Bombeiros RJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) confirmou na terça-feira (1º), a realização do novo concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais. Tendo suas primeiras etapas aplicadas por meio da Uerj, a seleção para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro será aberta em novembro, entre os dias 18 e 30. Os pedidos de isenção poderão ser feitos entre os dias 13 e 15 de outubro. Já a aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 10 de janeiro. Segundo a Uerj, a realização desse exame é condicionada à concessão das vagas pelo Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, estão previstas 25 vagas, em fase final de aprovação. De acordo com a universidade, a Academia optou por um vestibular isolado. Desta forma, a primeira etapa contará apenas com uma prova objetiva e uma redação. Com isso, o exame discursivo, com perguntas sobre Física e Matemática, não deverá ser realizado. “O edital será publicado assim que possível, com o calendário completo. Não há livros indicados para esse vestibular isolado (concurso Bombeiros RJ)”, informa a universidade.

Provas para Câmara de Pinheiral remarcadas

O concurso para a Câmara de Pinheiral teve as provas objetivas remarcadas. A mudança foi publicada na terça-feira (1º) por meio do site do Ibam, o organizador. Agora, todos os inscritos farão os exames no dia 20 de dezembro. O edital de convocação e o novo cronograma serão divulgados assim que possível. Esta não é a primeira vez que a seleção passa por mudanças. Isso porque, em março deste ano, o andamento do concurso havia sido suspenso. O motivo foi a propagação do novo Coronavírus (Covid-19). Posteriormente, no final de maio, as etapas foram retomadas e candidatos puderam se inscrever até o dia 6 de agosto. Já as avaliações estavam agendadas para o dia 27 de setembro.  Na época, o novo edital do concurso já informava que as datas poderiam ser alteradas, tendo em vista o atual cenário da pandemia.

Editais homologados têm validades suspensas

No Rio de Janeiro, a Prefeitura de São Gonçalo suspendeu os prazos de validade dos concursos já homologados. A informação saiu por meio do Diário Oficial do município de segunda-feira (31). O motivo da suspensão é a Lei N.º 1194/2020, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito. Essa lei institui o programa municipal de combate e prevenção à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Dentre as diversas medidas, o programa congela as validades dos concursos realizados pela Administração direta e indireta. A suspensão, no entanto, é referente às seleções já homologadas e em fase de convocação dos aprovados, enquanto durar o estado de emergência de saúde pública. Quando for encerrado o estado de calamidade pública, esses prazos serão retomados com o tempo restante da validade. Depois disso, mais aprovados poderão nos concursos de São Gonçalo-RJ poderão ser convocados. A suspensão das validades das seleções já homologadas não é um obstáculo para os concursos em andamento. É o caso do concurso São Gonçalo RJ para os cargos de médico do trabalho, técnicos e analistas.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo