CidadesDestaque

Exposição virtual celebra 63 anos de tombamento do Convento de Nossa Senhora dos Anjos

Para celebrar os 63 anos do tombamento pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) realiza a exposição virtual Traços da Memória, com obras de Yuri Vasconcellos. A disponibilização ao público está agendada para o próximo domingo (17), data da preservação do Convento, no site da instituição.

Traços da Memória apresenta, por meio das memórias do artista e com base em dados da pesquisa realizada pelos curadores da exposição, Yuri Vasconcellos e Ana Luiza Barbosa, elementos do patrimônio cultural de 10 cidades da mesorregião da Baixada Litorânea Fluminense, em desenhos digitais e poemas. A exposição foi contemplada com o edital estadual do Rio de Janeiro, Cultura Presente nas Redes de 2020. Para sua disponibilização no Mart, além das 40 obras originais (desenhos e poemas), o artista desenvolveu outras 08 inéditas, inspirado em Cabo Frio, cidade que sedia o museu.

O artista – Yuri Vasconcellos é artista plástico, ator, poeta, produtor cultural e professor de Artes. Nascido no Rio de Janeiro e morador de Cabo Frio desde a infância, conheceu de perto a cultura de toda a região. Grande entusiasta da arte e da cultura, desenvolve há muitos anos desenhos, pinturas, poemas, aulas e peças teatrais sobre a memória e o patrimônio cultural dos lugares por onde passa. Em 2017 realizou a exposição Yuri Vasconcellos 4×1 no Mart e a exposição Geração do Sal no Charitas, na mesma cidade, além de expor seus trabalhos em cidades de Portugal.

O Mart – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) é uma unidade museológica vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão responsável pela política nacional de museus. O Mart foi criado para assegurar a presença de técnicos no Convento, garantindo a preservação do monumento, sendo aberto ao público em 1982. O Museu também realiza ações educativas e culturais, como visitas orientadas e atividades com os educadores, e de comunicação, como a disponibilização on-line de seu acervo museológico na plataforma Tainacan.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo