CidadesDestaque

Defesa Civil de São Pedro da Aldeia segue sem comando e população fica desassistida durante tempestade

Exoneração do coordenador Michel Cavalcanti deixa órgão ainda mais vulnerável

Fonte: https://fontecerta.com/noticias-da-regiao-dos-lagos/defesa-civil-de-sao-pedro-da-aldeia-segue-sem-comando-e-populacao-fica-desassistida-durante-tempestade/

 

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia voltou a mostrar fragilidades nesta segunda-feira (23), quando a cidade foi atingida por fortes chuvas. Nas redes sociais, moradores relataram que não puderam contar com qualquer atendimento emergencial, evidenciando a precariedade do serviço municipal.

O problema é agravado pela recente exoneração do coordenador Michel Cavalcanti Rolim Rosa, publicada no Diário Oficial em 12 de setembro. Desde então, o órgão permanece sem um responsável definido, levantando dúvidas sobre a gestão e a capacidade de resposta da Defesa Civil em situações críticas.

É importante ressaltar, no entanto, que mesmo durante a gestão de Michel Cavalcanti, o órgão já operava em condições precárias. Em junho deste ano, o Portal Fontecerta.com denunciou a falta de plantão 24 horas, número de emergência 199 inativo, ausência de equipamentos básicos e impossibilidade de atender emergências fora do horário comercial. Um servidor, na época, que preferiu não se identificar, descreveu a situação. “O telefone 199 não funciona há meses. Não tem um equipamento mínimo, não tem uma corda, uma pá, uma cavadeira. A Defesa Civil hoje é só enfeite”, relatou.

O quadro acima mostra a última escala assinada pelo então secretário por Michel Cavalcanti, referente ao mês de setembro de 2025

No entanto, passados 3 meses, a situação continuou exatamente igual.

Apesar das denúncias, a Prefeitura havia afirmado que a Defesa Civil operava em regime de plantão 24 horas, embora reconhecesse a interrupção temporária do número de emergência e disponibilizasse um canal alternativo via WhatsApp. Porém, o episódio mais recente expõe, contudo, a vulnerabilidade do órgão e da população, que não teve a quem recorrer durante a tempestade. Relatos nas redes sociais dão conta de pessoas que tentaram inúmeras vezes contato via telefone e não conseguiram.

Portal Fontecerta.com aguarda um posicionamento da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. O espaço continua aberto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo