Conheça Cotia, a cidade rica em história e recursos naturais
Localizada há poucos minutos da capital paulista, Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, conheceu uma grande expansão nas últimas décadas. Principalmente a Granja Viana, bairro nobre da cidade onde estão muitos condomínios, alguns de alto padrão, ótimos restaurantes, locais de eventos, o shopping Granja Vianna e outros centros de compras modernos.
Cotia pode te surpreender com inúmeras possibilidades de locais para turistar e com tipos variados de atividades de lazer. E, claro, também com lugares inusitados, como o Sítio do Padre Miguel, local onde o famoso padre fazia a prática do exorcismo e está rodeado de curiosidades.
O nome do município é derivado da palavra “koty”, que no idioma guarani significa “ponto de encontro”. No passado, Cotia chegou a ser conhecida como “Cidade das Rosas”, em virtude da Fazenda Roselândia (fundada em 1933), uma antiga área de cultivo e comercialização de rosas e outras espécies de flores. O local chegou a ser importante atração turística na cidade por anos até que fechou para dar lugar a um grande condomínio horizontal.
HISTÓRIA
Sua origem remete aos bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Gaspar de Godói Moreira, que teriam fundado a primordial capela em louvor à Nossa Senhora de Monte Serrate. A localidade consolidou-se definitivamente quando começaram as viagens entre São Paulo e a vila de Sorocaba, como uma pequena povoação de estrada.
Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia.
A versão mais lembrada para a origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), considerados animais de estimação pelos indígenas.
No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate.
Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
ATRATIVOS
A cidade de Cotia conta com 323 mil km² de extensão e tem cravada em seu território a Reserva Florestal do Morro Grande, uma das maiores representações naturais da região e que ocupa 1/3 do território cotiano. Além disso, tem toda a pujança, charme e bom gosto do roteiro gastronômico da Granja Viana. Some-se a isso pontos de lazer, parques e a riqueza histórica de pontos como o Sítio do Mandu e o Sítio do Padre Inácio, ambos tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e o turismo de aventura na região de Caucaia do Alto.
Entre os pontos turísticos em Cotia, destaque para: Parque Teresa Maia, Parque Cemucan (Centro Municipal de Campismo), Sítio Moinho Velho, Represa Pedro Beicht, Parque Tizo, Parque das Nascentes, Cachoeira Furquim, Cachoeira Rincão, Arautos do Evangelho, Igreja Matriz de Cotia (Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate), Templo Zu Lai, Kartódromo Internacional Granja Viana, Capela dos Pires de Conceição de Caucaia do Alto, Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Caucaia do Alto, Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Terezinha do Menino Jesus, Templo Budista Tibetano Odsal Ling, Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Arautos do Evangelho), Paróquia de Santo Antônio (Granja Viana), Paróquia de Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo (Portão),. Além de pesqueiros e fazendinhas ao longo da estrada de Caucaia do Alto e rodovia Bunjiro Nakao.
Praça Japonesa
A praça é considerada um dos cartões postais de Cotia, localizada aproximadamente no Km 31 da Rodovia Raposo Tavares. Também chamada a Praça da Amizade, é uma construção que marca a sólida presença dos japoneses e a influência na formação da cidade. Uma imigração que começou a partir da década de 1910.
Possui jardim, casa de chá, lago e espaço para apresentações.
Sítio Do Mandú
Construído por volta do século XVIII, o Sítio do Mandú é um aproveitamento deste tipo de arquitetura e, principalmente, é um ponto histórico das habitações bandeiristas. Propriedade doada, em 1964, para Iphan que manteve trabalhos de aprimoramento e restauração do local.
A palavra “mandú” deriva do tupi, Mandu’aha, e significa carga ambulante.
O Departamento de Turismo, com apoio do Programa de Jovens, realiza visitas monitoradas ao local. A visita tem início na ponte do Ribeirão das Pedras, com a abordagem de vários temas: a água, a questão do lixo, espécies exóticas, espécies nativas, etc.
Kartódromo Internacional Granja Viana
O Kartódromo Internacional Granja Viana pertence à família Giaffone que tem tradição e experiência no automobilismo nacional e internacional.
Na década de 60, os Giaffones começaram sua história no automobilismo com Afonso Giaffone no kart sendo seguidos alguns anos mais tarde por seu irmão Zeca Giaffone.
Ambos conquistaram títulos brasileiros no kart e depois rumaram para a Stock Car brasileira onde também brilharam com a conquista do título da categoria.
Kartódromo está localizado no Jardim da Glória – Granja Viana – Cotia.
Dentro de uma área de 48 mil m², oferece várias opções de traçado que podem ser utilizados em todos os tipos de competições de kart em todos os níveis. A pista foi desenhada utilizando trechos e ideias das principais pistas de kart e automobilismo do mundo.
O Kartódromo Granja Viana está situado em meio a um local de rara beleza e conta com excelente estrutura para sediar as maiores e principais competições de kart do mundo. Ampla área construída com boxes, arquibancadas, lanchonete, vestiários, oficinas, amplo estacionamento.
Reserva Florestal Do Morro Grande
Paraíso ecológico de 10.660 hectares, que compõe o chamado cinturão verde da Grande São Paulo pelo lado oeste, a reserva do Morro Grande constitui-se num riquíssimo remanescente de Mata Atlântica ainda preservada, com fauna e flora diversificada, sob jurisdição da SABESP em função dos mananciais que abriga. A Reserva foi criada pela lei 1949 de 04 de abril de 1979, compreendendo a destinação de preservação de fauna e flora e proteção aos mananciais.
A Selva – Sociedade Ecológica Verde Amarelo foi criada em 1994, com o intuito primeiro da preservação da Reserva, através da educação ambiental das populações e proposta de novas alternativas de sustentabilidade. Os cotianos devem se conscientizar da riqueza tem em volta.
Templo Zu Lai em Cotia
Considerado o maior templo Budista da América Latina, representado pela linha do budismo Chinês, o local impressiona pela grandiosidade.
Outro templo budista que encanta pela beleza é o Odsal Ling, da linha do budismo tibetano, com sua linda construção em cores vibrantes.
Próximo ao templo Odsal Ling é possível visitar nos horários de missa a encantadora Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima da associação Arautos do Evangelho.
Bastante procuradas e queridinhas das famílias com crianças, as mini fazendas da região oferecem vivencia rural, visita a animais da fazenda e comida caseira, muito bem representadas pela Cia dos Bichos, próxima a Granja Viana e o Pet Zoo, Recanto JB e Bichomania que ficam na região de Caucaia do Alto, distrito rural de Cotia que ainda guarda traços do clima de interior.
Em Caucaia do Alto é possível visitar e comprar direto com tradicionais famílias de agricultores, passar o dia em pesqueiros com área de lazer, pesca e restaurante, como Pesqueiro Fujimar e dar uma passada na histórica Estação de Trem de Caucaia do Alto, antiga linha Sorocabana.
Eventos esportivos também são destaques em Cotia, como a 500 Milhas de Kart no Kartódromo Granja Viana.
Mais atrações
Cotia também tem lugares inusitados como o Sítio do Padre Miguel, local onde o famoso padre fazia a prática do exorcismo, hoje abriga a associação Toca Assis. O sítio está rodeado de curiosidades, como a via sacra que leva até um local onde havia cerimônia em meio a mata e rodeado por pedras que montam um belo cenário. Hoje é possível assistir a missas na capela da Toca de Assis.
Na região central é possível visitar o Mosteiro do Carmelo, ornamentado por delicados azulejos pintados à mão, local tranquilo, de introspecção, onde vivem as irmãs carmelitas enclausuradas, cujo contato com o mundo exterior é restrito por grades.
No centro de Cotia está a Igreja da Matriz – Nossa Senhora do Monte Serrate, com 307 anos reconta nosso passado, em seu estilo colonial com suas largas paredes de barro, técnica da taipa de pilão muito utilizada naqueles tempos. Também é possível encontrar mais duas construções históricas do período colonial, as casas bandeiristas Sítio do Mandú, do séc. XVII e Sítio do Padre Inácio, séc. XVIII, ambas tombadas por sua representatividade pelo órgão federal IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
Aos amantes de uma boa culinária, Cotia é um prato cheio de bons restaurantes, na famosa região da Granja Viana é possível encontrar gastronomia para todos os gostos e estilos diferentes, como o Felix Bistro, Granjota Pizzaria, Ser-Afim Restaurante Vegetariano entre outros muitos. Se preferir uma paisagem mais rural em meio a natureza, também pode ter excelentes opções como Picles, ótimo para a família e o restaurante Quinta do Bacalhau que encanta com seu charme e sabores.
Com grande destaque devido a sua importância ambiental fica a Reserva Florestal do Morro Grande, considerada o maior fragmento florestal da região metropolitana de São Paulo. Representa um terço do município de Cotia com bioma predominante de Mata Atlântica abriga duas represas que abastecem meio milhão de habitantes com as águas mais puras da região. Hoje está sob responsabilidade da empresa de distribuição de água que permite a visitação somente com agendamento prévio.