Política

Com novos nomes, disputa pela Prefeitura de Paraty conta com 6 candidatos

As eleições deste ano se aproximam e o município de Paraty, na Costa Verde do Rio, contará com 6 candidatos ao executivo municipal. A disputa pelo cargo de prefeito da cidade vai contar com nomes já conhecidos, como o atual prefeito Luciano Vidal e o ex-prefeito Zezê Porto. Entre as novidades do pleito estão os candidatos Davi Detrinda (PSOL), Fábio Pretinho (PTC), Léo Stramaro (PRTB) e Luciano Vieira (PV).

Natural de São Paulo, Davi Detrinda, de 36 anos, é jornalista e redator. O jovem faz parte da liderança da comunidade tradicional caiçara de Trindade e tem como vice Babi Grayce, ativista engajada no movimento feminista e cultural da cidade.  “Sou pré-candidato à Prefeitura de Paraty para romper com esse ciclo de destruição do meio ambiente, da cultura tradicional e, principalmente, para dar voz aqueles que nunca foram ouvidos. Infelizmente alguns se contentam com migalhas eleitoreiras, seja em forma desse concreto porco de última hora por cima das vielas (sem base, sem armadura, sem drenagem), seja pelos cargos comissionados que calam a boca de uma pá de gente. Sei também que em nossa cidade temos muitas pessoas acordando, arregaçando as mangas e buscando um novo rumo”, disse Davi.

Nascido no bairro Taquari e criado no Corumbê, Fábio Malvão, também conhecido como Fábio Pretinho, 46 anos, ao lado da vice Bruna Souza, é candidato pelo PTC.Pescador artesanal caiçara, Fábio prioriza a inovação e também levanta a bandeira da renovação na política paratiense. “Penso diferente da forma de fazer politica atualmente, onde tem polarização e/ou trocas de favores. Paga-se o preço a População. Sou pré-candidato a Prefeito por amor a nossa cidade”, disse.

Leonardo Stramaro, de 32 anos, foi escolhido pelo PRTB para o pleito. Marinheiro e servidor público municipal desde 2008, atuando na secretaria de administração, Leo Stramaro já trabalhou em diversos setores produtivos da economia e, afirmar conhecer bem a realidade vivida por muitos jovens, que precisam conciliar os estudos com o trabalho, em busca de uma qualidade de vida. Marco Aurélio da Conceição, conhecido em Paraty como Marco Bombeiro, é o vice na chapa.

Leo foi presidente do Conselho Municipal da Assistência Social por dois mandatos e vice presidente por mais dois. “Nesse período tive a oportunidade de observar as reais necessidades da população mais carente de nossa cidade, e de participar de ações verdadeiramente construtivas para o bem coletivo”.

Já o paratiense Luciano Vieira, 60 anos, é empresário, escritor, formado em Ciências Contábeis e especialista em economia, finanças e comércio exterior. O candidato, que tem a advogada Roselie Caldas Dias como vice, aposta na renovação política para mudar os rumos da cidade. “É hora de virar a página da história e oferecer novas soluções para velhos desafios que ainda persistem em nossa cidade. Vamos trabalhar juntos com esse objetivo. Vocês têm em mim um candidato que tem a coragem pra enfrentar a Velha Política que oprime a cidade de Paraty”, disse.

Candidato à reeleição pela coligação Trabalhando o Futuro de Paraty (PP, MDB, PODE, REPUBLICANOS, PDT, DEM,PT), Luciano Vidal, de 42 anos, foi eleito para mandato tampão em 2019, com 9.093 votos.

Vidal foi vice-prefeito na gestão do ex-prefeito José Carlos Gama, o Casé. Também foi vereador, Presidente da Câmara de Paraty por dois mandatos consecutivos e superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro, além de estar à frente da secretaria de Saúde do município. “Nossa campanha eleitoral começa com propostas e hoje lançamos um novo programa para dar mais qualidade de vida e dignidade à nossa população da costeira. Nesses 12 meses de governo, nosso trabalho foi dar continuidade ao plano de governo com o qual Casé e eu assumimos em 2016. Conseguimos com muito trabalho levar bem-estar para todos paratienses”, disse.

Pela Coligação ‘Paraty Vai Voltar a Crescer’ (PTB / PSL / PL / PSDB / PROS / DC / PSD), o ex-prefeito Zezé Porto busca mais uma vez o cargo. Com uma experiência de dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012), Zezé é advogado, corretor de imóveis. “Agora damos início à nossa campanha eleitoral.  Com muito respeito, trabalho e fé, vamos trazer a alegria de volta para Paraty”, disse Zezé.

No último dia 17, o candidato usou as redes sociais para rebater notícia fraudulenta indicando sua ilegibilidade no pleito. A informação foi divulgada em site de notícias local. Zezé Porto reafirmou sua candidatura e apresentou certidões para rebater a informação inverídica de que estaria inapto para disputar cargos políticos. “Meus adversários, desesperados, tentam plantar diversas Fake News. E vão responder na justiça por isso. Não sei qual a razão de tanto medo. Isso já não cabe mais! A partir da Convenção Municipal de Partidos, que aconteceu durante o dia de ontem, sou Pré-candidato a prefeito de Paraty. O documento é pra quem quiser e principalmente para aqueles que não querem ver. Quero mais uma vez afirmar que nunca fui cassado e minha ficha é limpa”, frisou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo