Cidades

Cartilha explica como buscar atendimento no Posto de Saúde

Após relatos de grande parte da população afirmando se sentir perdida ai buscar atendimento nos Postos de Saúde de suas cidades, O graduando em Marketing e Especialista em Qualidade de Atendimento, Willian de Paula, e a Bacharel em Direito Thaise Ferreira criaram uma cartilha explicativa.

“Sabemos que isso tudo parece, ainda para muitas pessoas, um ‘bicho de sete cabeças’. Fiquem calmos! O que na maioria das vezes acontece é que, pela falta de informação, não sabemos exatamente que serviço de saúde que devemos procurar e acabamos complicando o que na verdade é muito simples”, relatam.

No texto, além de explicar o que é o SUS para que a população tome conhecimento dos seus direitos sobre estes serviços, esclarece o que é e como se dá o acesso à saúde e faz refletir sobre o que é acolhimento.

O SUS, Sistema Único de Saúde, foi uma conquista do movimento da Reforma Sanitária. Não cabe ao Estado assegurar somente a vida, é preciso que medidas sejam tomadas para a proteção de outros direitos implícitos que possibilitem uma existência digna, tal como o direito à vida, a igualdade, entre outros.

Na Lei

O Sistema Único de Saúde tem seu reflexo no artigo 196 da Constituição Federal que dispõe “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

Em sequência, previu-se no artigo 197 ser a saúde um serviço de relevância pública, vez que indispensável para a manutenção da vida, e no artigo 198, inciso II, fica estipulado que as ações e serviços públicos referentes a saúde deveriam ter atendimento integral, priorizando assim as atividades preventivas, sem prejuízo de outros serviços assistenciais.

A lei determina ainda que a saúde é um dever dos três entes da federação: da União, dos estados e dos municípios e ninguém pode ser discriminado no sistema, todos devem ser tratados com igualdade de direitos.

O que o SUS oferece?

Esse sistema oferece não apenas os cuidados assistenciais, ele trabalha com atenção integral à saúde. Isso significa que o cidadão tem direito a cuidados que vão da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação tudo com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Toda a sociedade responde pelos custos a serem aplicados à Saúde e ao respectivo SUS. Sendo assim podemos dizer que implementar a criação do SUS é um meio de proteger aqueles que não se encontram em condições de arcar com sua saúde através de planos particulares. O direito à saúde é inseparável do direito à vida, que tem por inspiração o valor de igualdade entre as pessoas.

Como ter acesso aos serviços de saúde?

De início o melhor é que se procure um Posto de Saúde ou, como também é chamado, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você.

Ao chegar em uma UBS, você será atendido por um profissional preparado para ter com você uma Escuta Qualificada, afim de identificar quais são as suas necessidades, fazer o seu cadastramento temporário no sistema e agendar o seu atendimento. Caso haja alguma urgência (o que chamamos de demanda espontânea) será atendido pelo profissional enfermeiro e caso tenha a necessidade, será acompanhado por um profissional especifico para sua necessidade assistencial. Neste primeiro momento haverá um agendamento para uma visita domiciliar com um Agente Comunitário de Saúde (ACS) responsável pela sua área para o cadastramento definitivo de toda a sua família.

Neste ponto, é de extrema relevância que se entenda a importância do profissional ACS, pois é ele que pode gerar, a você e a sua família o acesso aos serviços de saúde. Por isso abram as suas portas e os recebam com empatia ou da melhor maneira que puderem. O que queremos mesmo e criar um atendimento cada vez mais humanizado e com a participação efetiva de todos. Acolhê-los bem é nossa missão, e o fazemos com muito profissionalismo.

E o que é Acolhimento?

Podemos entender acolhimento de diversas formas. Existem inúmeras definições para esta palavra. Mas todas elas vão resultar em ação. E no que se trata de assistência, acolhimento é exatamente isso: ação.

A ação de acolher é um desafio e uma característica que deve estar dentro do processo de trabalho de todos os profissionais de saúde.

Independente da forma que você, cidadão, se dirige a uma UBS deve ser direcionado a especialidade de serviço de acordo com sua necessidade assistencial. Isso é igualdade de direito, valorização da vida e a possibilidade de uma existência digna.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo