
Por
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) espera a presença de mais de 2,5 milhões de eleitoras e eleitores para a coleta da biometria até o dia 6 de maio. O prazo é o limite legal para o cadastramento das impressões digitais e para outras alterações no cadastro eleitoral.
Segundo o TRE-RJ, até essa data também podem ser solicitadas a primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados cadastrais e a regularização da situação eleitoral em caso de pendências.
O presidente do tribunal, desembargador Claudio de Mello Tavares, destacou a importância do procedimento para a segurança do processo democrático. “O cadastramento biométrico é uma responsabilidade de cada cidadão com a segurança do processo democrático. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no cadastro eleitoral, assegurando que o voto de cada eleitor fluminense seja legítimo”, afirmou.

De acordo com a legislação eleitoral, o cadastro eleitoral deve ser fechado 150 dias antes do pleito, marcado para 4 de outubro. A partir de 6 de maio, o sistema entra em período de suspensão para processamento, o que impede qualquer alteração nos dados do eleitorado até o fim das eleições.
O TRE-RJ orienta que os eleitores não deixem a regularização para os últimos dias. “Evitem as filas, evitem contratempos. A regularização da situação eleitoral, incluindo a coleta da biometria, deve ser feita agora”, reforçou Claudio de Mello Tavares.
Onde e como fazer a biometria no RJ?
A coleta biométrica deve ser realizada presencialmente em uma das 165 zonas eleitorais ou nas 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado. Não é necessário agendamento prévio. Já outros serviços eleitorais podem ser feitos de forma totalmente digital pelo site do TRE-RJ.
Durante o mês de janeiro, o atendimento ao público ocorre das 12h às 17h. Nos demais meses, o horário é das 11h às 19h. Para saber se a biometria já foi coletada, o eleitor pode consultar a situação no site do tribunal. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000.
Além disso, o TRE-RJ incentiva a participação de jovens no processo eleitoral. Adolescentes a partir de 15 anos já podem solicitar o título, desde que completem 16 anos até o dia 4 de outubro para votar no primeiro turno de 2026.
Fonte: https://www.tupi.fm/brasil/biometria-eleitoral-tre-rj-aguarda-25-milhoes-veja-prazo/




