CidadesDestaque

Artesãos têm até sexta para se cadastrar em programa que visa fortalecer a categoria em Iguaba Grande

Os artesãos de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, devem ficar atentos ao prazo para se cadastrar na primeira fase do cadastro municipal de artesãos. O cadastro é realizado pela subsecretaria de Cultura termina na próxima sexta-feira (10). A ação começou no dia 1º de junho e tem o objetivo de fortalecer a categoria na cidade.

De acordo com a Prefeitura, qualquer morador que realize trabalhos manuais pode se cadastrar pela internet.

Para preencher o formulário é necessário informar o número da identidade e do CPF. A segunda fase do processo será presencial, sem data prevista para o início devido à pandemia de Covid-19.

A ideia desse cadastro é criar um sistema de informações cadastrais do artesanato municipal de forma permanente, permitindo conhecer e mapear o setor artesanal para promover e desenvolver a valorização do artesão, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da cidade.

O município informou que o cadastro tem como base o Programa de Artesanato Brasileiro, um programa federal que tem a finalidade de padronizar e estabelecer os parâmetros de atuação.

De acordo com a coordenadora das artesãs da cidade, Anna Lúcia Dantas, o PAB contribui para a definição dessas políticas públicas. Ela defende que a iniciativa municipal é importante e que traz vários benefícios para o setor.

“O artesão vai poder participar de ações que visem a qualificação profissional, a melhoria na qualidade no setor artesanal, e ainda de eventos que viabilizem a comercialização dos produtos, aproximando-os do mercado consumidor e das articulações que promovam e divulguem o artesanato municipal”, explicou.

Em caso de dúvidas o artesão pode enviar um e-mail para cultura@iguaba.rj.gov.br.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo