CidadesDestaque

ARARUAMA

Grandes inaugurações fecham com chave de ouro o mês de junho

O mês de junho foi marcado por grandes inaugurações em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. Depois de entregar a população a Praça Escola Municipal Marcos Heron e o Hospital Geral Municipal Jaqueline Prates, a prefeita Livia de Chiquinho inaugurou mais três importantes obras na cidade.

Na terça-feira (30), a Prefeitura inaugurou a terceira Escola 100% Ecológica no município.  A unidade, que fica no bairro Itatiquara, faz uma homenagem póstuma e leva o nome de Praça Escola Municipal Prefeito Afrânio Valladares. Para evitar aglomeração, por causa da pandemia do Coronavírus, a entrega foi online, transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

Durante a entrega, a prefeita Livia de Chiquinho reforçou o compromisso com o ensino de excelência no município. “Nosso objetivo é transformar Araruama em uma grande potência em Educação. E com esse modelo de escola os alunos vão estudar sabendo o que é sustentabilidade ambiental. No total, vamos entregar 6 escolas 100% ecológicas, o que representa um marco na nossa cidade”, disse.

A unidade em Itatiquara conta com energia solar, o que vai resultar em economia, além do Sistema de Reaproveitamento da água da chuva, que poderá ser usada nos banheiros e para molhar o jardim. A escola vai atender aproximadamente 900 alunos, em três turnos.

São 15 salas de aula, que atenderão os seguintes segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

A estrutura física também abrange sala de informática, biblioteca, sala de recursos, sala de professores, sala de diretor, secretaria, recepção, sala de orientação pedagógica, sala de  orientação educacional, anfiteatro, camarim, quadra poliesportiva, reversível para teatro, ou seja, além das modalidades esportivas, os alunos também vão poder se dedicar a atividades artísticas e culturais.

Além disso, outro diferencial é que a escola possui uma bela praça. O espaço deverá ser usufruído pelos alunos nos dias da semana, durante o turno escolar.  Já nos finais de semana ela é aberta a toda a comunidade para atividades de lazer e cultura.

Já na segunda-feira (29), foi entregue mais uma policlínica no município. A unidade, que fica no bairro Areal, vai oferecer atendimento digno e de qualidade aos moradores, que vão poder cuidar da saúde sem ter que percorrer grandes distâncias. Com mais essa unidade, já são 10 policlínicas entregues à população araruamense pelo atual governo.

Na ocasião, a prefeita falou sobre os desafios vencidos. “O objetivo está sendo cumprido: descentralizar a Saúde Pública no município. Ao inaugurar essas unidades de saúde nos bairros os moradores têm acesso a um atendimento de excelência, sem ter que percorrer grandes distâncias”, frisou.

A Policlínica do Areal conta com 379,61m2 de área construída. Está dividida em: Recepção, 5 consultórios, 2 espaços da mulher, farmácia, sala de curativo, sala de nebulização, sala de vacinação, consultório odontológico, enfim, uma grande estrutura que oferecerá atendimento com: Clínico Geral, Pediatra, Cardiologista, Ginecologista, além de equipes de enfermagem e técnicos de enfermagem.

Espaço dos Pescadores

A Prefeitura de Araruama também inaugurou o Espaço dos Pescadores Potácio Ferreira, que fica nas proximidades da Orla Oscar Niemeyer. A obra tem o objetivo de valorizar ainda mais esses profissionais, que representam um setor forte da economia local. Uma atividade que faz parte da cultura do município e é responsável pelo sustento de centenas de famílias.

O Espaço abrange seis cômodos, que vão ser usados para guardar materais dos pescadores. Além disso, também foi construída uma área de beneficiamento e venda de produtos, composta por 14 bancadas. Ou seja, ali vão ser atendidos 14 pescadores, um por bancada.

O objetivo é que o espaço venha contribuir com o fortalecimento da atividade pesqueira no município, gerando mais trabalho e renda aos profissionais.

Orla Oscar Niemeyer

Também foi entregue a orla Oscar Niemeyer. Um espaço de recreação, bem-estar e contato com a natureza. O nome faz uma homenagem ao grande ícone da arquitetura brasileira e que adorava passar as férias no município. .

Durante a solenidade, Livia de Chiquinho reforçou o compromisso em fomentar o turismo local. “Araruama tem belezas e riquezas, o que faltava eram investimentos, e agora isso é feito com responsabilidade. Investir no turismo é sinônimo de desenvolvimento”, disse.

O calçadão tem 1.941 metros de extensão. Interliga os bairros Hawaí, Hospício e Areal, e foi todo construído com recursos próprios do município. Um espaço lindo, às margens da Lagoa de Araruama, onde as pessoas vão  poder fazer caminhadas, corridas, relaxar; ou seja, cuidar da mente e do corpo.

Lembrando que as obras no município seguem um protocolo de proteção. Juntas, elas geram mais de mil empregos diretos e são a alavanca de desenvolvimento do município.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo